sábado, 30 de abril de 2016

Resista, tudo isso passará e essa situação, só durará alguns dias

 (Ref: Neemias 1 e 2) 


"E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira." (Neemias 2.2)
E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
Neemias 2:2
E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
Neemias 2:2

Temos o hábito de perguntar se vai tudo bem com as pessoas, apenas por perguntar, não porque nos importarmos.

Neemias perguntou para Hanani, seu irmão,  se ia tudo bem com Jerusalém e o relatório foi lastimável!

"Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo"  (Neemias 1.3)

Ao ouvir aquele relatório, Neemias chorou, se entristeceu, e se achegou diante do Senhor, pedindo que perdoasse o povo, pois, Ele cria nas promessas do Senhor.

Naquela época, ele era coopeiro do rei e, por isso, não podia transparecer tristeza, entretanto o rei ao perceber o abatimento do coopeiro; se compadeceu e perguntou como poderia ajudá-lo e o extraordinário aconteceu: o rei liberou Neemias para reconstruir Jerusalém e deu a ele, cartas de autorização, para que atravessasse as fronteiras e reconstruisse sua cidade natal. Entenda algo: se Deus te deu cartas de autorização, para empreender determinado projeto, você  pode ir.

Para Neemias, mais que autorização para ir, o rei deu a ele, o  recurso para a reconstrução. Deus é poderoso para te enviar e ainda dar recursos para a reconstrução dos seus projetos.

Não se acomode diante dos entulhos, levante os muros. Reconstruir não é fácil, mas, vale a pena. Resista as zombarias, as humilhações, as ameaças; persevere, não desista!

Missionária Isa Reis
Edição: Renata G. Santana

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Final Feliz

“Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas” (Eclesiastes 7.8a).

Quando o Rei Salomão, mais provável escritor do livro de Eclesiastes, propôs-se a escrever essa obra, é possível dizer que ele tinha em mente dirigir-se ao povo de Deus para demonstrar que a vida, observada sob uma perspectiva meramente humana, pode resultar em uma visão pessimista e efêmera.

Se, para o filho de Davi, falar das coisas da vida humana, a visão só poderia ser pessimista, quando ele olha para cima e eleva sua perspectiva para as coisas do alto, que vão além de nossas forças, a visão, então, deve ser otimista, pois, em outros termos, o que o versículo em análise está dizendo é:

- Com Deus, toda perda é ganho!

- Com o Autor da Vida, todo fim é um recomeço! 

Os nossos momentos mais felizes que ficaram no passado, serão como nada, se a trajetória final deles encontrou o endereço da vontade divina.

Isso é comprovado biblicamente, quando nos lembramos que Sansão viveu seu momento mais glorioso na sua morte, e não em vida, pois a Palavra diz que ele matou mais gente na sua morte do que em vida (Jz. 16.30). 

Gideão só ganhou a maior batalha de sua vida quando DEUS o fez perder 31.700 homens, para ganhar com 300 (Jz. 7.2-21). 

Pedro perdeu o negócio da pesca de peixes, para ganhar a pesca de almas (Mt. 4.19-20). Ester perdeu pai, mãe, o convívio com os conterrâneos, para ser feita rainha. Rute perdeu marido, casa, sogro, segurança, para no fim casar com Boaz, e gerar a linhagem de DAVI, o rei segundo o coração de Deus. 

Maria perdeu o filho, para ganhar o Salvador! Jesus abriu mão da glória de Deus, para ser exaltado soberanamente pelo próprio Deus (Fp. 2. 5-11).

Neste dia, que o Senhor Todo-Poderoso possa atrair o seu olhar para Ele, que está no assentado sobre um alto e sublime trono. Por maiores que sejam suas perdas, por mais desgastado que esteja, ainda que esteja enfrentando uma luta ingrata, contra a qual você sente já não ter mais forças, e, ainda que tudo se acabe a ponto de você dizer que já não há mais esperança, que hoje, você possa tirar seu olhar das coisas terrenas, e que você possa olhar para as coisas do alto, donde o Senhor te manda dizer: “Há esperança para o teu futuro” (Jr. 31.17).

Que o Senhor te faça lembrar que a morte do grão de trigo é melhor do que o começo dele (Jo. 12.24).

Que o Senhor te faça recordar que, ainda que você esteja se sentindo morto como um tronco de uma árvore que foi ao chão, apenas sentindo o cheiro das águas que fluem do Trono de Deus, você brotará como um renovo (Jó 14.7-9).

Que Ele te faça crer que, mesmo que você hoje esteja chorando por um lar que parece acabado, a glória da segunda casa será maior que a da primeira (Ag. 2.9).

Enfim, ainda que estejamos vivendo a hora mais escura de nossas vidas, que nosso Deus venha nos abrir os nossos olhos espirituais para que possamos acreditar, independente das circunstâncias, que, em Cristo, sempre teremos um final feliz.

Pr.ª Anna Tygrezza Rodrigues

Deus tem o tamanho exato do vazio que existe dentro de você

Sabe aquela sensação de que está faltando alguma coisa? 

Sabe quando você coloca a cabeça no travesseiro e um sentimento ruim vem ao seu coração, aquela alegria que você estava sentindo foi-se embora, aquela paz que você estava sentindo era apenas momentânea, triste não é? Pois é, assim é a vida longe de Deus!

E eu não estou falando de religião! Estou falando de um Deus Vivo, um Deus de Amor, um Deus de Verdade! Pois somente nEle, é possível tal satisfação e plenitude em alegria e paz, que muitas vezes procuramos em pessoas ou em "coisas".

Não se iluda! O vazio que existe dentro de você tem o TAMANHO EXATO de Deus e a todo momento, Ele está de braços abertos para que você se entregue e desfrute do que realmente vale a pena viver.

Seja sábio(a)! 
Que o Eterno lhe abençoe neste dia!


Carol Naves Campelo é fotógrafa, designer gráfico, administradora de empresas, evangelista e idealizadora do projeto "Maná do Dia".

Casada com Ricardo Campelo, atualmente é assessora em comunicação na Igreja Batista Getsêmani


Equipe Maná do Dia
Siga no Instagram: @Manadodia

Hoje te envio alívio

Tens ensinado a muitas pessoas; fortalecestes mãos fracas e corações cansados. Tuas palavras têm sustentado aos que tropeçam, e os joelhos vacilantes tens fortificado.


Quantas vezes Deus já te usou para consolar e abençoar àqueles que pensavam desistir. Mas agora, ao enfrentares tribulações, esqueces das palavras de encorajamento que dissestes aos que te seguem.

Sendo tu atingido, te cansas e te perturbas. Porventura, Deus se esqueceu de ti? Será que as
 Suas promessas foram anuladas pelo poder das trevas. Morreu a esperança, ou já não mais existe o Seu amor? Pode a Sua misericórdia não renovar-se a cada manhã? A resposta é NÃO, NÃO e NÃO!


Deus não mudou, não te abandonou ou parou de amar-te. É apenas o teu coração atribulado, cansado e ferido. Hoje Deus se lembrou de ti e te envia o Seu alívio. Essa tristeza vai passar. Tu ainda o louvarás e verás a bondade do Senhor vindo sobre ti com poder e grande glória. Espera em em Deus; logo, logo, tudo ficará bem! 

Pr. Silmar Coelho, é doutor em Teologia e Liderança pela Universidade Oral Roberts, Tulsa, USA. Casado com Janice Coelho, é pai de Tiago, Filipe, Lucas e Cristine. Conferencista internacional, escritor premiado, músico, compositor e pastor há mais de 37 anos. Acesse:  www.silmarcoelho.com

Graças a Deus por esse dia

"Esse é o dia que o Senhor já fez..." (Salmo 118.24).

Na vida encontramos variáveis controláveis e variáveis incontroláveis e no decorrer do dia, nos deparamos com a subsistência, o alimento, o descanso, a recreação, com ocupações, ócio, adversidades, ações malignas, etc.
Entretanto Deus diz que "esse é o dia que o Senhor já fez". Deus tem o controle de tudo.
- Quem pode se alegrar e regozijar nesse dia? Nós.
Deus é quem sustenta a vida. (Atos 17.25 e 28). Do Senhor provém a vida, Ele não apenas dá sustento a vida, mas para a vida.
Se Deus sustentou mais de dois milhões de pessoas no deserto, que dirá de nós?
O Senhor nos protege em toda e qualquer situação. A Bíblia diz que o sol não nos molestará de dia, nem a lua de noite. O que isso significa? Que Deus está controlando tudo, em todo o tempo.
Outro atributo de Deus, que nos beneficia é a fidelidade do Senhor.
Se Deus está no controle de tudo, e a cada dia derrama sua fidelidade sobre nós, não precisamos ficar ansiosos.
Ansiedade é sintoma de medo. Não se preocupe em como acontecerá o que você tem clamado a Deus, um dos nomes de Deus é "Já" ou seja; Ele é Deus que age!
Sendo assim, dê graças a Deus em todo o tempo. Pv 23.17 e 18 diz: "...sê no temor do Senhor todo o dia. Porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança."
Tenha temor de Deus, se afaste do pecado; de tudo que fere a santidade de Deus. Louve ao Senhor todos os dias, em todo o tempo.

Pr. Silas Malafaia
Edição: Renata G. Santana

Lições preciosas que podemos tirar dos momentos de grande dificuldade

"E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão. Vendo, pois, Davi, que Saul saíra à busca da sua vida, permaneceu no deserto de Zife, num bosque." (1 Samuel 23.14,15).

Deserto para um israelita é lugar de grande provação, de grande adversidade. Imagine; o deserto em si já é um lugar terrível, agora, ser perseguido no deserto, pior ainda. Esse era o cenário de Davi, num lugar de extrema necessidade, ele estava sendo perseguido.
Ele estava no deserto de Zife, o significado da palavra Zife, é refino. Deus aprimorava Davi no deserto para algo maior. Não reclame do deserto que você está passando, porque é lugar de refino, e você sairá dele, muito melhor do que quando entrou.
Não podemos olhar as lutas debaixo para cima, mas de cima para baixo. Não permita que as lutas na sua vida, tomem posição elevada.
Davi vinha de Queila, e perguntou a Deus se deveria permanecer naquele lugar e Deus disse que não, porque se ficasse, morreria. Podemos aprender outra lição aqui: o deserto é melhor que o lugar de morte. 

A Palavra de Deus diz, que Saul intentava contra a vida de Davi todos os dias. Muitas vezes a luta se prolonga por muitos dias nas nossas vidas, porém, tal qual o Senhor cuidou de Davi, cuida de nós também.
No meio do deserto, Deus mostrou a Davi um bosque. Podemos ver que Deus permite certos bosques, para tomarmos fôlego no meio da luta, até que o deserto passe. 

Mais adiante na narrativa bíblica, vemos que embora, Saul com seu exército, buscasse intentar contra a vida de Davi, não o encontrava. Entretanto, Jônatas o achou no bosque e ali abençoou Davi.
Podemos aprender um a lição aqui: Aquilo que é para te destruir, não te achará, mas, a bênção que Deus quer dar a você, irá ao seu encontro, e ninguém impedirá.

- A primeira palavra de Jônatas para Davi foi: Não temas

Jônatas sabia que Davi estava debaixo de pressão e que ele deveria estar com medo de morrer.

- A segunda coisa que Jônatas fez, foi lembrar Davi, das promessas de Deus

“Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe”. (1 Samuel 23.17).

Até as lutas e perseguições sabem que as promessas do Senhor se cumprirão nas nossas vidas. O diabo força a barra contra as nossas vidas, para tentar nos desestabilizar, mas, no fim, a vitória se manifestará.

- A terceira atitude de Jônatas para com Davi, foi dizer a ele: “Conte comigo”

Quando queremos ajudar alguém não basta dizer que estamos orando, é necessário, estender a mão. Como podemos ser instrumento para abençoar os outros, se não nos doamos? Você pode abençoar o próximo com as suas atitudes. 


E o que Davi fez diante da adversidade?
- Ele examinou a realidade da sua situação

Analise o momento que você está vivendo. Não dê brecha para o Diabo agir na sua vida, na sua família, no contexto que você vive. Seja habilidoso e verifique o momento de agir.

Onde podemos encontrar refúgio nos momentos de luta? Na Palavra de Deus, ela é o nosso lugar forte. Também podemos encontrar socorro nos nossos amigos. Quem são seus amigos?

Momentos vivenciados por nós, podem ser tão complexos, que podemos até pensar que o sonho acabou, que a bênção, a promessa não se concretizará, porém, precisamos lembrar, que antes da bênção se manifestar, precisamos passar pelo deserto.

O deserto é um campo para adorarmos o Senhor. Essa é uma lição que precisamos aprender com Davi.

Pr. Silas Malafaia
Edição: Renata G. Santana

domingo, 24 de abril de 2016

A lepra do pecado

Ref: Lc 17.11-19

Tal qual a lepra corrói o corpo humano,  o pecado tem o poder de corroer a alma de uma pessoa, até que por fim a mata espiritualmente. 

Há pessoas que estão apodrecidas espiritualmente. O pecado está arrancando a sensibilidade delas e cada vez mais elas estão mutiladas. 

Aqueles leprosos gritaram de longe: "Jesus tem misericórdia de nós". (Verso 13). Quem sabe tal qual aqueles leprosos, você tem clamado a Deus por misericórdia, mas de longe? 

Jesus ouviu aquele clamor e se compadeceu deles. O que isso significa? Jesus se colocou no lugar deles. 

A única coisa que nos distancia de Deus é o pecado. Não permita o pecado tornar-se  comum na sua vida. 

Jesus curou aqueles homens, eles foram purificados.  O que limpa a nossa vida do pecado é obedecer a Deus, a Sua Palavra e a direção que Ele nos dá.

A Palavra de Deus confronta o nosso pecado. Ela é mais cortante que uma espada de dois gumes.

" E a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". (Hebreus 4.12).

Depois daquela cura miraculosa só um leproso voltou para agradecer. Não é incrível? Dez foram curados, mas só um voltou para agradecer. Que sejamos gratos pelo favor de Deus nas nossas vidas e que em todo tempo estejamos vigilantes contra as ciladas do Diabo.

Pr. Renato de Jesus 
Edição: Renata G. Santana

A vontade permissiva e a soberana de Deus

O início do reinado de Saul foi vitorioso, embora, as tribos continuassem divididas. Não era a vontade de Deus que Israel tivesse um rei, porém, assim como as outras nações tinham um regime monárquico, o povo Judeu também queria, por isso, Deus permitiu que Saul fosse rei deles. Nessa situação entrou a vontade permissiva do Senhor.

O Senhor pode agir nas nossas vidas em sua vontade permissiva ou soberana.  Você sabe qual é a vontade soberana de Deus para a sua vida?

Quando Saul morreu, o povo, que já tinha apreço por Davi, entrou em euforia, todos queriam fazer de Davi o novo rei. “Todos estes homens de guerra, postos em ordem de batalha, vieram a Hebrom, com corações decididos, para constituírem a Davi rei sobre todo o Israel; e também todo o restante de Israel tinha o mesmo coração para constituir a Davi rei...” (I Cr 12.38-40).

Essa euforia foi um laço, pois, Davi estava muito seguro de si, não havia concorrentes ao trono. No dia a dia, podemos incorrer nesse mesmo perigo. Geralmente isso acontece, quando estamos bem em todas as áreas da nossa vida e começamos a nos ensoberbecer.

E por que essa situação foi um perigo para Davi? Porque ao invés de consultar a Deus, para tomar decisões, ele passou a consultar o povo. “E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.” (I Cr 13.1).

- O primeiro erro de Davi foi consultar as pessoas ao invés de consultar ao Senhor

Pare de consultar as pessoas para tomar as decisões na sua vida, consulte o Senhor. Davi quis agradar o povo e errou.

- O segundo erro, foi querer levar a arca

A intenção de Davi era boa, mas, Deus não trabalha com boas intenções, Ele trabalha com obediência. O resultado dessa atitude de Davi foi a morte de Uzá. “E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam... Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus...” (I Cr 13.8-14).

           
Davi quis alterar o projeto de Deus, agiu na contra mão do que Deus tinha ordenado, Deus não disse para ele levar a arca. O resultado do seu erro foi a morte de Uzá. (Ver I Cr 13.8-14).  Pare de fazer as coisas do seu jeito, de Deus ninguém zomba. O Senhor não premia o pecado, nem o que é feito fora do seu querer.

Depois que Davi errou, ele procurou consertar e ainda deu tempo. “...Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente”.  (I Cr 15.1-2).

Davi errou, mas foi humilde e consertou o erro. Se você está fora do projeto de Deus, conserte enquanto dá tempo.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

quinta-feira, 21 de abril de 2016

A salvação é pela graça

Ref: Lc 23.43

Precisamos desesperadamente entender a extensão do amor de Cristo.

Veja o ladrão da cruz: de manhã ele; que era um homem à margem da sociedade, sem expectativa, sem nada para oferecer, pela manhã, tomou "café com o diabo", dado a sua vida nefasta e pecaminosa; e à noite; após ser crucificado na Cruz ao lado de Jesus, "janta com Deus". Isso é a manifestação do amor de Deus.

Jesus veio anunciar as "Boas Novas", aos pecadores. Mesmo em agonia;  anunciou o amor de Deus para o ladrão na Cruz.

Se o ladrão alcançou o favor do Senhor, há esperança pra nós. Um detalhe importante a ser observado, é que o ladrão, viu num homem ensanguentado e condenado à crucificação, o seu Salvador. Cristo aceitou a fé daquele homem, porque era verdadeira.

A vida é como um sopro... (Tiago 4.14), e devemos estar atentos às nossas atitudes. Porque tudo passa, mas a Palavra de Deus, jamais, passará.

Deus deseja interagir conosco, Ele quer que sejamos instrumentos em suas mãos. Não resista ao chamado do Salvador; ainda que você se sinta imerecedor do amor de Deus. A salvação vem pela graça e graça é favor imerecido.

Edicão: Renata G. Santana
Foto: Carol Campelo
Pr.  Tassos Lycurgo

Os propósitos de Deus


Deus é um Deus soberano, diante dEle está o passado, o presente e o futuro e para que o Seu propósito aconteça, muitas vezes, em várias passagens bíblicas, O vemos, mudando a trajetória de diversos personagens. 

Pescadores, tornaram-se evangelistas. Pastor de ovelhas, rei, escravo hebreu, libertador do povo de Israel do Egito e assim sucessivamente.

A Bíblia narra em Lucas 5.27, que Jesus saiu da cidade de Cafarnaum, logo após, ter curado um paralítico, e então, viu um homem chamado Levi, assentado na coletoria, arrecadando os impostos do povo.

Jesus parou e olhando fixamente para o coletor, disse: "Segue-me" Ele se levantou e sem mostrar qualquer tipo de reação contrária, deixou tudo o que fazia, para seguir o Mestre.

Deus mudou os alvos, a profissão, o futuro, a vida e até próprio nome de Levi. A partir do momento de sua chamada, ele ficou conhecido pelo nome de Mateus, e tornou-se membro efetivo do grupo dos apóstolos.

Mais tarde, Mateus escreveu o primeiro livro do Novo Testamento salientando a mensagem central de Jesus: “Arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus ”. (Mt 4.17)

Mateus, deixou de ser mais um coletor de impostos, para ser um seguidor decidido de Jesus.
Os propósitos do Senhor para nós, muitas vezes, vão na contramão do que imaginamos no momento, mas, tudo que Ele faz é perfeito e sempre cooperará para o nosso bem e para a Glória dEle.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jeremias 29.11)

Deus te abençoe,



Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
@_JorgeLinhares  

terça-feira, 19 de abril de 2016

SOS EQUADOR

Vamos apoiar a causa da equipe Jocum - Maringá e do Movimento A Bíblia em Cada Casa, que está indo, rumo ao Equador; a fim, de prestar auxílio, às vítimas do terremoto ocorrido no Equador, no último dia 16/04.

Leia a matéria:

Como todos sabem, o Equador foi atingido por um forte terremoto de 7,8 grau, na noite deste Sábado (16/04).

Nossas equipes de JOCUM - Quito, vem trabalhando nas cidades atingidas desde a manhã seguinte aos abalos.

Dia 03/05 teremos uma equipe do Movimento A Bíblia em Cada Casa, e JOCUM-Maringá, indo até lá para somar esforços no apoio às famílias atingidas em Manabi, Portoviejo e Manta no litoral equatoriano.

Estaremos atuando como voluntários nos abrigos, na remoção de escombros e limpeza em áreas residenciais, bem como, no apoio emocional e espiritual.

Convidamos você a fazer parte dessa empreitada conosco, ajude-nos a chegar lá!
Ore sobre isso! Neste grupo seremos 5 integrantes.

Se desejar nos ajudar, faça seu depósito na seguinte conta:

A BÍBLIA EM CADA CASA
Bradesco
AG: 69 C/C2252-7
CNPJ: 19.805.228/0001

Por favor, faça seu depósito com R$0,10 a mais para que identifiquemos a finalidade.
Envie um e-mail para: contato@abibliaemcadacasa.com.br

Você também pode doar via pague seguro no site: www.abibliaemcadacasa.com.br

Coloque Deus em primeiro lugar


"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”. (1 João 1.3).

O reino de Deus se move por relacionamentos. Esse texto nos chama ao relacionamento e a palavra usada é comunhão. João nos mostra três níveis de relacionamento, nos quais, não podemos fugir.

Jesus veio ao mundo, restituir, o relacionamento do homem com Deus, que havia se perdido. A oração do Pai Nosso, expressa a comunhão que o Senhor quer ter conosco; que o de pai para filho. Deus conhece a nossa necessidade, Ele sabe o que necessitamos e o que é melhor para nós.

- Um dos princípios elementares na nossa comunhão com o Senhor nos direciona a colocá-Lo em primeiro lugar no nosso coração

Deus quer ser sempre o primeiro na nossa vida. O nosso relacionamento com Ele, deve ser colocado acima de tudo e de todos.  Tudo que está em primeiro lugar no nosso coração, na nossa vida, isso é o nosso “deus”. O Senhor tem que estar acima de tudo nas nossas vidas. Tudo o que rouba o lugar de Deus, Ele tira de nós.

Abraão foi testado no cumprimento da promessa, por ocasião, do nascimento de seu filho Isaque. Deus pediu que o patriarca, sacrificasse seu próprio filho. E por que Deus pediu isso? Porque Abraão e Sara se apegaram tanto a promessa que se esqueceram  do Senhor.

Deus não divide a sua glória com ninguém! Não troque o Senhor pela bênção que Ele te deu. Deus cumpriu a promessa na vida de Abraão, e ele relaxou na comunhão com o Senhor, pois, na narrativa bíblica, vemos que ele parou de sacrificar, depois do nascimento de seu filho.

Deus é maior que a promessa nas nossas vidas. Ele promete, Ele cumpre, mas não podemos permitir que nada tome o lugar dEle em nós.  Você perdeu alguma coisa na sua vida? Entregue o seu coração ao Senhor, busque-O em primeiro lugar e as demais coisas vos serão acrescentadas.

- Outro ponto do qual precisamos estar atentos, refere-se ao nosso relacionamento com a Palavra de Deus

“E conhecereis a verdade e ela vos libertará”. A Palavra de Deus nos liberta. A palavra de Deus nos confere fé. Romanos 10.10, diz: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus”. 

 - O terceiro ponto do nosso relacionamento com o Senhor, trata-se de colocar em prática o que Ele nos ordena

Ler, ouvir e não praticar não funciona. O maior erro da igreja nos nossos dias está na prática da Palavra. Muitas vezes, amamos a Palavra, mas, não a vivemos. Haverá momentos que será necessário perdoar sem querer, renunciar o que não se quer clamar por quem aos nossos olhos, não é digno de ter misericórdia. Mas quando obedecemos a direção de Deus, somos abençoados. Muitas vezes o que nos separa da nossa bênção, que pode estar retida, é o orgulho! Às vezes corremos o risco de odiar quem Deus ama. Quer resposta para a sua oração? Libere perdão!
Pr. Roger
Edição: Renata G. Santana

Coisas que você pede a Deus e Ele responde de outra forma

- Você pede paciência e espera que Ele vai lhe fazer mais paciente. Na verdade, Ele lhe coloca em situações em que você tem que ser paciente.

- Você diz que quer ser mais obediente e espera que Ele vai mudar seu coração e fazê-lo querer obedecer. Na verdade, Ele lhe dá oportunidades de ser obediente.

-Você pede coragem e espera que Ele vai tirar todos os seus medos e lhe encher de ousadia. Na verdade, Ele vai permitir que você fique cara a cara com seus maiores temores para se impor a eles.

Aí você vai pensar que Deus não respondeu suas orações, mas foi você quem não notou nem aproveitou as oportunidades.

Renato Cardoso 
www.renatocardoso.com

domingo, 17 de abril de 2016

Deus está trabalhando

Acredito que Deus quer lhe fazer feliz. Sei que há fatos que não pode controlar. Talvez esteja ferido por circunstâncias alheias à sua vontade.

Magoado pela incompreensão de pessoas que quer bem. Encurralado por dores que abatem a sua esperança, e pensa ter chegado ao fundo do poço. Atingiu um ponto do qual pensa não haver retorno.

Porém, é nas piores tragédias que vai experimentar o amor de Deus e desfrutar da sua presença. Vai conhecer Deus muito mais nas tribulações do que no prazer. Deus está trabalhando em sua vida, acalme-se, confie em Deus, não se desespere ou perca a fé, deixe-o terminar o que começou. "Desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera" (Isaías 64:4).



Pr. Silmar Coelho, é doutor em Teologia e Liderança pela Universidade Oral Roberts, Tulsa, USA. Casado com Janice Coelho, é pai de Tiago, Filipe, Lucas e Cristine. Conferencista internacional, escritor premiado, músico, compositor e pastor há mais de 37 anos.

Acesse:  www.silmarcoelho.com

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Abandone a cultura da reclamação – seja útil

“A quem enviarei? Quem há de ir por nós? ”, Isaías respondeu: “Eis-me aqui. Envia-me! ” (Is 6.8).

O grande problema é que muitos dizem: “Eis-me aqui. Envia o meu irmão! ” Muitos se escondem do serviço, gostam apenas de importunar.

Um jovem me procurou na igreja e disse: “Davi, por favor, me ajude a envolver com as coisas da igreja. Eu quero trabalhar, quero fazer alguma coisa, ser útil, estou disponível para tudo: limpar os bancos, apagar as luzes e varrer o salão do culto! ” Isso é desafiador, inspirador!

Você precisa ter iniciativa. Ninguém pode ter iniciativa por você. Não fique adiando o que você deve fazer. Comece a servir hoje mesmo. Diz o velho provérbio: “O caminho Amanhã, leva à cidade chamada Nunca”. Não espere uma “oportunidade perfeita” para começar a servir.

Simplesmente comece. Converse com seus pastores e líderes. Participe das programações ministeriais. Envolva-se nas reuniões de planejamento. Apresente suas ideias e não fique chateado se não forem colocadas em prática. Não seja melindroso. O mais importante é ter um coração disposto e trabalhar para Deus. O Senhor está no controle de tudo, o que ele espera de você é o seu desejo em servir.

Jesus é o exemplo supremo de serviço, Ele é chamado várias vezes nas Escrituras de “Servo de Deus” (Mt 12.18; At 3.13,26; 4.27,30). Nosso Senhor viu seu propósito no mundo em termos de serviço: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45). Assim como Jesus, sirva da melhor maneira possível no seu ministério. “Maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente” (Jr 48.10). “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor” (Rm 12.11).

Servir envolve trabalho, esforço, empenho. Adam Clarke disse: “Matem-se trabalhando e depois se ressuscitem pela força da oração”. Bernardo de Clairaux afirmou: “Aprenda esta lição: se você tem de fazer o trabalho de um profeta, você precisa não de um cetro, mas de uma enxada”.
Então, sirva com pontualidade. Seja pontual nos horários, dedicado e disposto. Não seja hipersensível.

Haverá momentos em que suas opiniões serão contestadas, mas isso não é motivo para parar o trabalho. Deve haver disposição para trabalhar. No ministério temos que trabalhar com dedicação tanto nas coisas pequenas como nas grandes. Seja ousado. A timidez favorece a preguiça e a preguiça favorece a timidez. Sirva com paixão, sirva com alegria. “Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos a ele com canto” (Sl 100.2).

Pastor Davi Lago
Mestre em Teoria do Direito é 
um dos pastores a Igreja Batista Getsêmani/ BH/MG
Facebook: DaviLago
Twitter: @prdavilago





segunda-feira, 11 de abril de 2016

Não deixe o celular te dominar

"Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço.
Então você seguirá o seu caminho em segurança
e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo,
e o seu sono será tranquilo." Pv 3.21-24.

O celular vai matar muita gente. Tem gente que não desliga o celular pra nada, até dentro da igreja, o aparelho fica ligado o tempo todo; o sujeito não descuida, não descansa,  sempre à espera de receber uma mensagem de whatsapp ou no Facebook. 

Se o telefone toca, sai do culto para atender. Se está conversando com alguém, e o celular toca, fica ansiosa, interrompe a conversa para atender. 


Por causa do celular, o tempo para desenvolver um bom relacionamento com o cônjuge, com os filhos, amigos, fica escasso e as pessoas tornam-se servas de um aparelho. 

Precisamos ter cuidado em como utilizamos o celular. Assim como é com o dinheiro, ele não deve nos dominar, pois, em tudo nessa vida precisamos priorizar o equilíbrio. Quando fazemos assim, somos bem sucedidos. 

Pr. Jorge Linhares 
www.jorgelinhares.com.br/site/
Twitter: @_JorgeLinhares

domingo, 10 de abril de 2016

Seja feita a vontade de Deus

Ref: Rm 12

Vivemos num mundo tão perverso que muitas pessoas estão se adequando a esse sistema corrompido.

A mente de muitos está totalmente deturpada,  a ponto, do que é puro; ser transformado em malignidade.

Não  importa o lugar onde estejam; muitas pessoas se colocam à disposição do inferno, para serem instrumento do Diabo.

Por exemplo, tem gente que associa tudo a sexo. Se vão a um clube ou praia, são dominados por impulsos demoníacos, de desejo pela outra pessoa, culminando a situação em  malícia.

Enquanto muitos oferecem o seu corpo para o pecado, Maria ofereceu seu corpo para Deus, mesmo, sabendo que poderia sofrer consequências terríveis engravidando sem ter sido desposada. Ofereça seu corpo a Deus para não tomar a forma desse mundo.

Quando oferecemos nosso corpo a Deus, somos cheios do Espírito Santo e fechamos as brechas para o pecado.

A vontade de Deus tem que ser maior que a nossa vontade. Ele quer quebrar o nosso coração de pedra e nos dar um novo coração.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana
FOTO: Carol Naves Campelo




Jesus é o Senhor

Ref: Rm 10.9; 1 João 2.23; Mt 7.21

Jonh Stott disse que se abreviassemos o evangelho numa frase,  a versão mais suscinta seria: Jesus é o Senhor!

Não temos muita afinidade com o termo "senhor". Pra alguns, chamar o outro de "senhor" é um ato de polidez.

Todavia não fomos chamados a chamar Jesus de "Senhor" por educação. Temos muita dificuldade com o senhorio de Cristo, porque lá no fundo, queremos ser "senhores" de nós mesmos .

No nosso relacionamento com Cristo é necessário amá-Lo com todo entendimento .

A prova da fé é a disposição de perder tudo, ao confessar que o seu dono é o Senhor Jesus.

Não reconhecemos Jesus como Senhor com nossas palavras, mas, com nossas atitudes.

Jesus deve ser o centro do nosso querer, não importa a nossa vontade, mas, o que Ele deseja.

Muitos têm como "senhor" de suas vidas, o seu próprio "eu", seus planos, suas vontades.

Não temos condição de ser "senhor" de nossas próprias vidas, não fomos criados pra isso. Viva pra Cristo, não para você mesmo.

Juliano Son
Edicao: Renata G. Santana

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Palavras que ferem - o que têm saído da sua boca?


Muitas vezes, perdemos a paz por causa de palavras mal colocadas e quanto mais próxima de nós é a pessoa, maior a ferida que as palavras causam. Às vezes, o irmão chega à igreja alegre, cantando e dando glória a Deus, aí encontra alguém que acordou de “mal com o mundo”, que só tem palavras de desânimo, de crítica. O resultado? O irmão que chegou feliz, de repente, fica triste, desanimado, porque as palavras mataram o entusiasmo dele.

Se no seu trabalho, você faz um serviço que julga ter sido bem feito e uma colega crítica, você perde a alegria e passa o resto do dia triste. Aí, chega em casa chateado, magoado e se não tomar cuidado, acaba por magoar o cônjuge, os filhos....

Precisamos ter cuidado com as palavras, pois elas têm poder. Podemos abençoar ou amaldiçoar a vida de uma pessoa. Para quem fala, as palavras não têm muito significado, mas, para aquele que as recebe, uma palavra áspera, pode ser um golpe terrível. Cuidado, não se deixe usar pelo diabo para ferir as pessoas. Pelo contrário, as abençoe!


“Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo”. 

Provérbios 16.24.


Pr. Jorge Linhares
Igreja Batista Getsêmani
www.getsemani.com.br
@_JorgeLinhares