domingo, 31 de agosto de 2014

Antes de tudo convertei o coração ao Senhor


"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás"  Mateus 4.1-10

Os judeus estavam irados pelos dias que Jesus nasceu.No Egito eram escravos em terra alheia, agora, o povo de Israel estavam escravos dentro da própria terra dada por Deus. 
Um  país dominado não tem autonomia - são impostos pesados,  não há exército, não há moradia própria. Imagine o que é alguém dizer que você não pode ter perspectiva de vida? 

Israel que tinha um domínio grandioso, era próspero e quando Jesus nasceu a nação estava debaixo do domínio romano.

O cenário era de total descrédito, o povo de Deus não tinha liberdade de ser uma nação, se eles plantavam a maior parte da colheita era para o exército Romano... o povo não tinha paz e almejava a chegada do Messias, do libertador político do império de Roma. 

Por aqueles dias se levanta João Batista dizendo: "Arrependei-vos e convertei-vos porque é chegado o reino de Deus." E quando Jesus chegou, João Batista disse: “É Ele, é Ele o Messias!” e o batizou, ele queria ser batizado por Cristo, mas, importava que Jesus fosse batizado por ele.

Antes de Jesus iniciar o ministério foi levado por Deus ao deserto, porque agora ele travaria uma luta com quem derrotou o homem, travaria uma guerra com Lúcifer.

O Senhor o levou ao deserto e o deixou sozinho. O primeiro homem estava só no Éden e foi derrotado, e o segundo homem, o segundo Adão, ficou sozinho e venceu o diabo no deserto.
Satanás fez várias propostas para Jesus e a terceira proposta foi: “Me adore”, querer ser adorado, ser igual a Deus, foi o motivo que tornou Lucifer em diabo. 

O homem quer ser honrado, exaltado, isso faz parte da natureza.  Em resposta a proposta do diabo Jesus disse: “Somente ao Senhor  teu Deus adorarás!”  Só Deus merece toda a adoração.
Vença suas necessidades, seus anseios primeiro e  depois Deus enviará os  seus anjos para lhe servirem.

Quem sabe seu problema foi uma decepção e você almeja a justiça divina. Entenda que a vida é feita de provas e decepções e todas as decepções que você tem na vida servem para lhe aproximarem mais de Deus.  São uma mola propulsora para confiar mais em Deus. 

O Senhor é que vai tratar com quem te humilhou, celebre a sua vida! Deseje a sua vitória, sem se preocupar com a derrota de quem lhe ofendeu,  porque Deus é quem guerreia sua causa!


O povo Judeu acreditava que Jesus seria como Sansão, Davi, mas Jesus antes de libertar todos nós para uma vida frutífera, poderosa e de poder,  quer primeiro libertar o homem do seu pecado.

“E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 4.13-18.


Na sua trajetória ministerial, Jesus chamou discípulos, e quem Ele chamou, precisou largar alguma coisa. Muitas vezes, quando vamos servir ao Senhor precisamos abrir mão de alguma coisa, isso faz parte da caminhada cristã.


“Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” Mateus 4.20 . Não é fácil seguir a Cristo! É necessário renúncia. “E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão.” Mateus 4.25.
Antes de nos preocuparmos com o que receberemos do Senhor devemos nos preocupar que o nosso coração esteja convertido a Ele.

Israel se preocupava numa libertação política e Deus queriam que eles convertessem o coração a Ele.
Por amor a nós, o Senhor permite que alguns ‘quebrem a cara’, em suas prioridades,  para que entendamos que antes de tudo na nossa vida deve ser Deus. 


Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Vencendo batalhas e conquistando sonhos

"Então Mesa, rei dos moabitas, era criador de gado, e pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã.  Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel. Por isso Jorão ao mesmo tempo saiu de Samaria, e fez revista de todo o Israel. E foi, e mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas se rebelou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei; e eu serei como tu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos. E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom." 2 Reis 3:4-8

Você já percebeu que de repente problemas surgem, crises chegam, situações que não queríamos passar acontecem? No texto acima vemos que de repente a guerra chegou, mas Jorão, tomou sete atitudes para vencê-la. 

1º ) Jorão reconheceu que sozinho não dava para ir à guerra

Ele não tinha experiência em guerras, por isso, procurou Josafá. Existem guerras que não podemos ir sozinhos, mas, há pessoas que preferem perder a batalha que pedir ajuda.  Sozinhos podemos chegar até em algum lugar, mais juntos vamos mais longe. 

2º ) Jorão foi  atrás de um homem de credibilidade, postura

Na hora da guerra, ande com pessoas que tenham a fé igual ou maior que a sua. Ande com pessoas que acreditam no sobrenatural.  Deus enviará ‘Josafás’ para comprar a sua briga.  Chega de pessoas que não querem o nosso coração, mas só o que temos na mão.  Uma pessoa de Deus ao seu lado traz controle, aumenta a sua fé!

3º) Jorão foi até o profeta

Quem honra a autoridade deixa um legado na sua história. Quem desonra a autoridade cospe no prato que um dia comeu. Autoridade não é levantada por Deus para massagear o nosso ego, mas para formar o nosso caráter. 


O ingrato escreve na rocha o mau que lhe fizeram, e o bem, ele escreve na areia.  O ingrato é insaciável. O ingrato pega um prato, come nele, e depois diz: “Não quero mais saber dessa comida.” Mal sabendo ele que um dia poderá precisar comer nesse prato novamente. 

Há oportunidades que surgem na nossa vida não porque merecemos, mas porque sabemos honrar quem está ao nosso lado. Deus atendeu Jorão, porque ele estava ao lado de Josafá.  Deus pode entrar numa família, numa história, numa guerra, só porque você está nela. Por sua causa, Deus entra numa guerra.

4º) O nosso sofrimento não move Deus, mas a adoração sim


Para ouvir Deus falando precisamos adorar. O tangedor era aquele que trazia Deus. O Senhor só desce onde tem adoração. A sua situação não move Deus, o seu problema, não move Deus, mas o seu louvor, a sua adoração move. 

5º) Até no não de Deus há milagre

“E disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.” 2 Reis 3.16-18. Como o milagre virá até nós, muitas vezes não sabemos, mas uma coisa é certa, Deus é quem faz!

6º) Faça a sua parte


Quando fazemos a nossa parte, Deus faz a dele. Encher as talhas com água foi a função dos garçons, mas transformar a água em vinho foi com Jesus. Mergulhar no Jordão sete vezes foi com Naamã e curá-lo da lepra foi com Deus. Há muitas pessoas transferindo para Deus responsabilidades que são deles.
A semente é opcional, a colheita é obrigatória. O possível faço eu, mas, o impossível faz o meu Deus!

7º)  Faça tudo mas nunca esqueça da sua oferta

“E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.” 2 Reis 3.20.

As águas vieram pelo caminho de Edom. Edom fica numa montanha, num lugar muito alto. A água para chegar em Edom teve que subir as montanhas, aos olhos humanos isso é impossível, mas pra te honrar Deus muda até a lei da gravidade. 

Pr. Flamarion Rolando
Edição: Renata  G. Santana

domingo, 24 de agosto de 2014

Vencendo a depressão

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.” 1 Reis 19.1-2


Segundo a OMS até 2020 teremos uma grande parte da população em estágio depressivo. Depressão é um estado de humor, caracterizado por um esgotamento mental, ou físico, a causa pode ser interna, ou externa. Pode ter origem inconsciente.


É muito difícil tratar de depressão por causa de tabus. Quem fala que está deprimido geralmente recebe a discriminação de que não quer nada com a dureza e na igreja é atrelada muitas vezes a demônios.

Elias, no capítulo 18, tinha feito descer fogo do céu, através da oração.  No auge do ministério de Elias, ele vai dormir cheio da graça e acorda debaixo de um aviso de Jezabel, que ele iria ser morto por Jezabel, por ter matado os profetas de Baal.

A depressão de Elias teve causa na ameaça de Jezabel. A depressão para ser depressão tem que durar no mínimo a partir de duas semanas.

A depressão paralisa a pessoa. Toda tristeza prolongada pode gerar depressão. Elias estava pronto para entrar num processo depressivo.

O que a depressão causa:

- Medo

A pessoa não sente capacitação para dar o passo e vê a benção ir embora porque não tem coragem de ir adiante.

- Fuga

A pessoa foge de compromissos, responsabilidades, porque tudo lhe causa medo. Foge de relacionamentos, atividades que lhe exigirão um pouco mais de comprometimento. 

- Isolamento


Quem está entrando no estado depressivo começa a abandonar as pessoas. Não quer ter contato com ninguém, vai se enclausurando, deixa de ir aos lugares onde havia relacionamento e começa a buscar isolamento.

- Vontade de morrer

O depressivo tem vontade por fim a um desprazer.  A dar cabo da própria vida!

- Inferioridade

“Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.” 1 Reis 19.4

A pessoa começa a pensar que é inferior a todos, que é rejeitado! Que todos merecem ser felizes, mas a pessoa não. O depressivo anda cabisbaixo, se coloca na posição do pior de todos.
Se você sente os sintomas que Elias sentiu, pode crer, Deus tratará com você!

Como Deus tratou Elias? Na tricotomia: corpo, alma e espírito!

- Elias dormiu

“E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro” 1 Reis 19:5



Precisa haver descanso. A estafa e o stress não é depressão, mas é um caminho para ela.

- Elias se alimentou
“E eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.”  1 Reis 19.5

O corpo precisa de resistência para lutar contra depressão. É necessário comer e beber, mesmo sem vontade.

- Elias se exercitou 

“Caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” 1 Reis 19.8

- Deus cuidou da parte física de Elias para depois tratar da alma. 

“E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.” 1 Reis 19. 9-10


Deus colocou Elias no divã, para que ele contasse sua história. O segundo processo é o desabo, era necessário que Elias falasse o que afligia a sua alma. Para haver a cura da alma é necessário falar.
Elias não conseguiu lembrar-se dos milagres que o Senhor fez por ele, só conseguia lembrar da luta e da derrota porque estava entrando num processo de depressão.  Quem está em depressão precisa ser ouvido também – Deus ouviu Elias.

- Para curar a alma de Elias o Senhor chamou Elias para fora

“E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;” 1 Reis 19.1


Há pessoas que não estão na caverna, estão dentro do quarto. Saia! A pessoa que está em depressão precisa estar diante da face do Senhor.

- Para lidar com o deprimido é necessário ter paciência, perseverança, mesmo que depois você veja a pessoa falando tudo da mesma forma outra vez.

- Para curar a alma de Elias, o Senhor o mandou enfrentar a sua luta. Ele não tinha que fugir ele tinha que enfrentar o problema.

“E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.” 1 Reis 19. 15

- Uma das fases do tratamento da depressão refere-se a ocupação da mente.

“Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” 1 Reis 19.16

O Senhor traçou metas para Elias cumprir. Não há melhor lugar para ocuparmos a nossa mente que na obra de Deus.

Quando Elias disse que só ele havia ficado. O Senhor disse que havia ainda 7.000 que não se prostraram. Ele viu que aquilo que ele achava que era derrota, não era derrota.

Ele começou a se ver de forma diferente! Ele entendeu que na prova seria aprovado, que chegaria até o fim, passou a focar não o problema, mas na solução.

- Depois de tratar a alma de Elias, o Senhor tratou seu espírito

“E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” 1 Reis 19.11-13



Não adianta o pastor orar, jejuar se você também não orar, e não jejuar. O tratamento espiritual  para alguém que sofre de depressão é cercado de sinais que só Deus pode fazer. Creio que o Espírito de Deus falou diretamente com Elias.
"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43.13


Dr. Francis Bittencourt
Edição: Renata G. Santana

Embaixadores de Cristo

“E continuou o Senhor a falar com Acaz, dizendo: Pede para ti ao Senhor teu Deus um sinal; pede-o, ou em baixo nas profundezas, ou em cima nas alturas. Acaz, porém, disse: Não pedirei, nem tentarei ao Senhor. Então ele disse: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos é afadigardes os homens, senão que também afadigareis ao meu Deus? Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.” Isaías 7.10-15


Esse texto é uma profecia. Deus já estava cansado de esperar uma solução entre os homens. Depois de tantos profetas, sacerdotes, juízes, reis, agora era a hora de  um milagre. Os homens falharam. 

Isaías 740 anos antes de Jesus nascer disse: “Uma virgem conceberá...” tem que ser muito profeta de Deus para falar isso. Ele profetizou algo completamente fora de lógica, uma mulher pura, virgem, iria engravidar-se e nela o Senhor geraria o Salvador da humanidade e o verbo se fez carne.  E em João 1 vemos o Senhor dizer:  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”



Ainda assim, nem Deus se fazendo carne, o povo O aceitou, mas a Palavra de Deus diz:  “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1.12

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” Mateus 1.23


“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1.14

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” 2 Coríntios 5.17-19



“De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” 2 Coríntios 5.20


Somos embaixadores de Cristo, anuncie Jesus, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça, mas, tenha a vida eterna.”­­­ João 3.16.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Não desista da sua caminhada com Deus


Na nossa caminhada com o Senhor muitas vezes há obstáculos, nesses, o Senhor em momento algum nos deixa sozinhos, mas, ele sempre nos fortalece e nos ajuda a ultrapassar qualquer um deles que venhamos a enfrentar. 

Seja qual for a situação o Senhor está conosco na nossa caminhada. Em muitos momentos podemos ficar esmorecidos, isso é natural e é natural também que iniciemos as coisas com todo vigor, vapor, querendo a recompensa do que projetamos e nessa caminhada sempre visamos o lucro, a recompensa, e isso não é errado.

A Bíblia nos diz em Hb 11.6, que é necessário que os que se aproximam de Deus creiam que Ele é galardoador dos que O buscam.

Porém passa a recompensa, a cura,  a porta que se abriu... Mas a caminhada com Deus continua. Devemos continuar andando na presença do Senhor. 

A vida não é feita apenas de conquistas, aliás, para que haja vitória, é necessário que haja lutas.
Existem três inimigos que precisamos enfrentar:

- O primeiro dele é a nossa própria natureza

 “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.”  Romanos 1.16.


Tudo tem o seu tempo, seu momento, desde que não desistamos da nossa caminhada. No momento certo, o Senhor chegará e não tardará. Marta achara que Jesus havia chegado no momento tarde, porque seu irmão já estava morto, mas o Senhor disse: “Aquele que crê em mim ainda que esteja morto, viverá!”


Em Mateus 16.25 diz: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.”

Então não precisamos temer. No reino de Deus é necessário perder para ganhar. Pra que lado vamos nos inclinar? Para Deus ou para os nossos desejos humanos?

- A segunda coisa que é um grande inimigo é querer ter o que o outro tem

A mídia vende tanta coisa para as pessoas e quando as mesmas não conseguem ter o que  a mídia oferece, tornam-se frustradas.

Coloque os olhos em Deus! “Buscai em primeiro lugar e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas!”


Quando colocamos as coisas nas ordens certas, o Senhor vem nos abençoa. Não podemos dar brecha. 
Não podemos cair no que estão nos vendendo, no que o sistema tem nos vendido. A ganancia da nossa natureza tem nos levado a sofrer, trabalhar e dar ‘soco em ponta de faca’, segundo a vontade do Senhor, identificando o que realmente tem nos impedido de caminhar com ele.

- O terceiro inimigo é o diabo

 “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” 1 Pedro 5.8


Não podemos dar brecha e é importante identificarmos as vitórias que o Senhor tem preparado para nós. 

Quem sabe em algum momento a caminhada ficou difícil e você não quis prosseguir? O Senhor te diz hoje: “Eu sou contigo. Os jovens de cansam, os mancebos, se fatigam, mas os que confiam no Senhor renovarão as suas forças.”

Pr. Ceará 
Edição:Renata G. Santana

domingo, 17 de agosto de 2014

Tudo tem um limite

Não podemos fazer o que queremos. Se eu não conhecesse o Evangelho, já teria feitos coisas absurdas. Quando nos convertermos não imaginamos a grandiosidade do que Deus fez em nós. O Senhor colocou em nós limites.


Não podemos escolher as consequências dos nossos atos, o que você tem feito?

O negócio é a obediência, o limite. Adão poderia tocar em todas as árvores, menos, na árvore do conhecimento do bem e do mau.

Deus deu a Moisés limites. Ele disse a ele para chegar diante da Rocha e falar com ela para sair água e o que Moisés fez? Feriu a Rocha e por isso, não entrou na Terra Prometida.

Tudo na vida tem um limite. Adão e Moisés foram disciplinados porque ultrapassaram os limites.

Davi quis uma mulher que não era permitido a ele, quebrou o limite e colheu a consequência. 

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?  Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4.5 -6.

Deus tem ciúmes de nós. Não podemos atribuir as bênçãos a deuses, a pessoas, Deus tem ciúmes.

A nação de Israel não quis nada com Deus: “E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam.” Romanos 10.20.

Aqui Deus está como aquela esposa, que vê o marido se aprontar, para se encontrar com a amante.
Deus chamou Oséias  e disse a ele para casar com uma prostituta, o Senhor sacrificou um rapaz cheio de sonhos: “Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.” Oséias 1.2

Oseias deveria ter uma namoradinha, uma garota que ele sonhava com ela e agora seus sonhos foram frustrados.

Deus fez de tudo para o povo reconhecer que o Senhor os amava. As terras todas em Israel eram deles, mas por causa  do pecado, ficaram com um pequeno pedaço.

“Naqueles dias começou o Senhor a diminuir os termos de Israel; porque Hazael os feriu em todas as fronteiras de Israel. Desde o Jordão até ao nascente do sol, a toda a terra de Gileade; os gaditas, os rubenitas e os manassitas, desde Aroer, que está junto ao ribeiro de Arnom, a saber, Gileade e Basã.” 2 Reis 10.32-33

Oseias casou com uma prostituta, mas, não adiantou, ninguém gosta de ingratidão, mas o Senhor recebe a toda hora ponta pés das pessoas.
Que não sejamos como Israel que deu as costas ao Senhor e foi rebelde. Que possamos fugir do pecado e correr para a santidade de  Deus.
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

sábado, 9 de agosto de 2014

Chega da mesma coisa!

“E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.” 1 Samuel 1.7

Estamos diante de um texto familiar, havia um homem  chamado Elcana, casado com Ana e Penina. Todos os anos Elcana saia de casa e ia até Siló, porque lá estava o templo, o lugar sagrado e ele oferecia juntamente com sua família adoração a Deus.

Existem aqui algumas realidades, de Efraim até Siló eles andavam 13 km, depois disso entravam no templo e ao invés de descansarem, ficarem desatentos, eles adoravam a Deus. 

A primeira lição é: quando chegamos à casa do Senhor é para adorar a Deus

A casa de Deus não é lugar de assistir, mas, de adorar. Deus se move na medida em que O adoramos. Cara feia, silêncio, biquinho, não move Deus. O que move Deus é coração quebrantado.
O anjo disse a Daniel: “Eu vim por causa das suas palavras.” Tudo muda quando você adora! O que move a Deus não é o que você passa, mas, a adoração que você apresenta.

Ana era estéril e ela tinha uma rival: “E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” 1 Samuel 1.6

A luta de Ana não cessava. Continuamente, significa sem intervalo, o que não tem pressa para terminar. Toda irritação tem um principal motivo, arrancar de você o que você tem de mais preciso, sua razão. Ana era irritada na casa de Deus, mas, mesmo assim, todo ano ela estava na casa de Deus. 

Toda guerra na vida de Ana através de Penina, não fez Ana ir para um buraco e ficar depressiva. O efeito foi contrário. Quanto mais Penina perseguia, humilhava, zombava de Ana, Ana caminhava para a casa de Deus. 

Ana sofria, participava de conferências, mas todos os anos era a mesma coisa. O mesmo sofrimento.
Toda situação por mais difícil que seja vai até onde você permite! Teve um dia que Ana decidiu mudar o curso da sua história, cansou de ser humilhada, e quando ela conseguiu mudar, ela se levantou! 

Quem está cansado da mesma coisa se levanta! Você vai conseguir se levantar: 
 
Pessoas na Bíblia, piores que você, conseguiram se levantar, você também se levantará.
O filho pródigo, comendo lavagem de porcos, acreditou que poderia se levantar e se levantou, você também pode.

Quem está cansado da mesma coisa torna um dia comum em um dia extraordinário:

Essa pessoa ora, adora, como nunca antes. Quem quer mudança não é refém da programação. Quem pregava no dia que Ana decidiu se levantar, era o mesmo pregador de sempre, Eli, só que naquele dia, ela estava decidida a se levantar. 

No versículo 11, Ana fez um voto e aconteceram alguns milagres na vida de Ana. 

- O sacerdote disse: “Vá em paz e que Deus atenda o seu pedido!”
- Ana voltou para casa feliz
- Ana foi curada

No outro ano Ana foi ao templo com seu filho Samuel nos braços. Em um ano a vida de Ana virou! 

Pr. Eliel Lima
Edição: Renata G. Santana
Conferência Profética Issacar