terça-feira, 24 de junho de 2014

Você ÁGAPO a Deus?

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21.15-17.

O primeiro mandamento é Amar o Senhor Teu Deus de  todo o teu coração com todas as tuas forças. Por quê nunca pregamos sobre amar ao Senhor? 

I Co 16.22 diz que se alguém não ama ao Senhor Jesus seja anátema. Deus não admite nenhuma outra forma de nos relacionarmos com Ele a não ser através do amor. 

Deus não quer apenas que o amemos, mas com tudo que há em nós. Com toda alma, com todas as nossas forças.

Pedro acreditava amar a Jesus muito mais que do que realmente amava. Ele até defendeu Jesus no Jardim do Getsêmani, cortando a orelha do soldado Malco. Pedro disse que morreria por Cristo, mas, quando foi confrontado por ocasião da crucificação de Cristo, o negou.

Jesus perguntava a Pedro se ele o amava com o amor Ágape, ou seja, com o amor sacrificial, mas Pedro respondia que amava Jesus com amor Filel, ou seja, com o amor de amigo. 

Quando Jesus pergunta pela terceira vez, foi a constatação final de Jesus de que Pedro não O amava com o amor sacrificial.

Jesus fez essas perguntas para Pedro entender onde realmente estava em relação ao amor a Deus.
Esse texto me fez entender que muitas vezes nos equivocamos em relação ao amor que temos em relação ao Senhor. 

Particularmente acredito que Pedro carregava culpa pelo que fez (negou Jesus por três vezes). Depois de ter negado ao Senhor, Ele chorou amargamente.  Ele já não se sentia parte do ministério de Jesus.
Quando eu e você por algum motivo caímos, o Senhor não vai ‘esmagar a cana quebrada’, ele não vai roubar de nós a oportunidade de nos levantarmos novamente. 

Jesus estava dando a Pedro uma nova chance: “Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.” João 21.18

Deus consegue enxergar nas nossas vidas não apenas o que somos hoje, mas o que seremos nas mãos d’Ele. 

Talvez o seu amor por Deus não esteja no nível exato, mas, você pode se dedicar, envolver-se com Deus e esse amor crescerá.

Pedro prometeu morrer pelo Senhor, e João ficou quietinho. Pedro na hora ‘h’ negou a Cristo, mas, João, se aproximou da cruz o suficiente para Jesus dizer: “Filho está aí sua mãe, mãe, está aí seu filho.” 

Deus olha para nós e enxerga a nossa capacidade de crescer. Se estamos num momento onde não amamos a Deus de todo coração, entendimento e força, precisamos decidir que chegaremos lá. 

O amor não se expressa apenas por palavras, mas, através de ações. O amor que temos que expressar a Deus não pode ser apenas por palavras. 

Jesus queria que Pedro se importasse com aqueles que Ele amava, uma das formas de amarmos ao Senhor é cooperarmos para que o reino avance. 

O que nos faz trabalhar incansavelmente para o Senhor Jesus é o nosso Ágapo por Ele.  O Senhor pergunta a você hoje? “Tu me amas?” A resposta Ele já sabe, Ele deseja que você sonde o nosso coração. 

Pr. Luciano Subirá
Edição: Renata G. Santana

domingo, 22 de junho de 2014

Não economize elogios

“Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8.1-11

Esse texto nos mostra a possibilidade de sermos curados. Existem várias causas para a depressão: auto depreciação, alvos inatingíveis,  ser carrascos de nós mesmos... sermos tolerantes além  dos limites, valorizarmos o que não temos, absorvemos tudo que jogam nós...etc.

A fé não é um tiro no escuro, mas funciona também como um escudo inteligente.  A medida do seu  amor para com o próximo é a medida do amor para com você mesmo. 

Existem ‘sujeiras’ que não saem das pessoas da noite para o dia – demanda tempo! Deus não é carrasco de ninguém e ele sabe o tempo da libertação na vida da pessoa.

A vida dessa mulher pega em flagrante adultério estava destruída. Ou ela era casada e deitou-se com outro homem, ou o homem era casado. 

Ela foi pega em flagrante adultério e pela lei de Moisés ela deveria morrer, aquela mulher esperava uma condenação de Jesus.  Esperava que a lei fosse cumprida, mas Jesus se levantou, olhou para as pessoas ao redor e disse: “Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra.”

A alma daqueles homens com pedras nas mãos deixou claro que eles também tinham problemas. 

Um pequeno gesto pode transformar a história de uma pessoa. O elogio volta pra nós e é uma das maiores armas de cura interior. Jesus disse àquela mulher: “Mulher onde estão os seus acusadores?

Quem sabe os apedrejamentos tornaram você uma pessoa fechada, sizuda? Decida romper e ser feliz!

Existe um segredo para fazermos bem aos outros: não economize elogios, porque o elogio vale mais que muitas chibatadas! 

Quantas vezes aconteceram coisas na minha vida que não sarei imediatamente?

Precisamos entender que o Senhor pode nos dar um 'banho', 'escovar' cada um de nós, Ele pode nos dá um sono reparador, Ele pode nos dar um sentimento de utilidade...  

Se você quiser sua vida pode ser transformada, você pode ser curado. Levante a cabeça! 

Jesus não tem pedras nas mãos, Ele não é mais um que apedreja, Ele nos defende da depressão, das acusações. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Os Juízes

“Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos.” Juízes 2.8.
“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.” Juízes 2.10.
“E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira. Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote. Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos. Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.” Juízes 2.12-15.
“E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.” Juízes 2.16
A última chance que a humanidade tem é a igreja e se a igreja não entender isso não cumprirá seu papel.
A esperança de Deus com os sacerdotes e a nação de Israel já havia se findado e então, o Senhor chama os juízes para cuidarem do Israel. Os juízes substituíram Moisés, Josué, Calebe.
A Bíblia diz: "Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição..."
Se você se afastar de Deus os inimigos passarão a te apertar. A maldição só pega na pessoa se  ela não estiver bem com Deus.  O diabo não pode tocar em você se você não der brecha.
Sansão teve um casamento frustrado e ao invés de buscar de Deus uma direção de Deus para uma atitude futura, foi para a casa de prostituição.
A vida cristã é simples e não devemos nos aventurar no que o mundo oferece. Sansão foi iludido pelo mundo. Por causa de uma frustração no casamento ele se aventurou no erro.
A decepção é uma das principais armas do diabo para derrubar principalmente pessoas fracas.
Dalila persuadiu Sansão para contar-lhe o seu segredo. O diabo muitas vezes persuade o povo de Deus para o erro. Dalila persuadiu Sansão por causa do dinheiro, a Bíblia diz que o dinheiro por tudo responde.  
O que o diabo fez com Sansão? A primeira coisa que fez foi vazar seus olhos. O diabo não quer que o povo de Deus tenha visão.
Quando lemos o livro de Juízes vemos toda a história do povo de Deus e dos juízes. Precisamos de homens de Deus, 'juízes' dentro de casa.
Não podemos ser oscilantes, na vida passamos por muitas provas, mas precisamos ser firmes. O juiz tem essa característica.
“Cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam nas montanhas do Líbano desde o monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate.  Estes, pois, ficaram, para por eles provar a Israel, para saber se dariam ouvido aos mandamentos do Senhor, que ele tinha ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés.  Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, Tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses.” Juízes 3.3-6
Veja a importância de se dar bom testemunho. O Cristão precisa se importar com a vestimenta, com seu comportamento. Quando você honra a Deus, Ele te honra!
“Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.” Juízes 6.1

Deus quer nos abençoar, mas Ele quer ver o nosso compromisso com Ele
. A sua presença é luz no meio das trevas ou você facilmente se mistura em meio ao pecado?

“Porque subiam com os seus gados e tendas; vinham como gafanhotos, em grande multidão que não se podia contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra, para a destruir. Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.” Juízes 6.5-6
Há pessoas que só buscam a Deus quando estão com problemas, assim, como era com Israel e quando estão em ‘folga’, esquecem-se do Senhor.
Há pessoas que não prosperam nunca, não tem alegria em nenhum momento... por quê? É necessário fazer uma reflexão para ver onde está o erro.
O povo de Israel vivia debaixo do medo. Você está com medo? Se Deus é por você quem será contra você?
 
Seja constante... não tenha medo, você foi chamado para governar, para ser um juiz!
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

domingo, 15 de junho de 2014

Motivos que levam a depressão


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3.1.

“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.  Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda.” 2 Coríntios 1.8-10.

Somos como uma esponja, se jogarmos água limpa na esponja, ela absorverá a água, se jogarmos água suja ela também absorverá. Para a água sair a esponja precisa ser espremida, é assim conosco também.

Algumas situações de depressão tem haver com a medicina - A depressão pode ser o resultado de um remédio que foi tomado. Fique atento (a) a bula dos medicamentos.  

A depressão pode ser resultado de uma auto rejeição
-
A pessoa coloca para si mesma alvos inatingíveis. Existem pessoas que são carrascas de si mesmas, vislumbram coisas que não tem o menor cabimento. Estabeleça alvos que você pode conquistar, pise em terreno sólido.


Muitas pessoas estão em depressão por não terem equilíbrio, por almejarem coisas que não possuem estrutura para manter ou conquistar.  


A depressão pode ser resultado de uma tolerância além do limite - Até quando você permitirá que as pessoas zombem de você? Uma coisa é ser humilde, outra coisa é ser humilhado. Uma coisa é aceitar por determinado tempo a afronta – dê o grito de independência. 

Antes de gostar dos outros é preciso gostarmos de nós mesmos. Está cheio de pessoas tomando remédios para depressão por não colocarem limites na rejeição. Há pessoas sendo humilhadas, execradas a todo tempo e não tomam atitude contra a afronta. 

A depressão pode ser o resultado da falta do perdão - Perdoar é deixar a vingança para Deus.  Só os fortes perdoam. Enquanto você ficar torcendo pela pessoa que lhe ofendeu ser disciplinada, não estará perdoando. Coloque para fora toda a tristeza e mágoa que lhe causaram e apresente  a questão  entre você e Deus.

Quer sarar? Pare de contar seus problemas para todo mundo e passe a contar para Deus!

A depressão pode ser resultado de não valorizar o que  tem e valorizar o que não tem -  valorize o que você tem,  pare de ficar olhando o que as pessoas tem  e o que você não tem. Valorize o que é seu, não importa se é algo simples, ou se é algo suntuoso, valorize. Pare de ter vergonha do que tem, invista, valorize o que Deus te deu, se valorize!

Permita que Deus te esprema, que trate você e você será curado! Havia um homem que há 38 anos esperava que as águas do Tanque de Betesda fossem agitadas para ser curado e Jesus passando por ali perguntou se ele queria ser curado e ele respondeu que não tinha ninguém que o colocasse no tanque, mas Jesus novamente perguntou: “Queres se curado?” Jesus pergunta a você hoje: “Você quer ser curado?”

A depressão pode ser resultado das más amizades – Com quem você anda? Quem lhe dá conselhos? Quem sai com você no fim de semana? 

A depressão pode ser resultado de perdas - Tenho visto pessoas muito deprimidas porque perderam sua posição social. Na vida temos que nos preparar para as derrotas, se não fizermos assim, seremos eternas crianças. 

Quem sabe você se esqueceu que não é mais uma criança e está pensando que a vida é um eterno playground?

Se você não se preparar para as perdas entrará em depressão, mas, se preparar para as perdas, se tornará um gigante na fé.  

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

O sacerdote

“Depois disse o SENHOR a Moisés: Fala aos sacerdotes, filhos de Arão, e dize-lhes: O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo...” Levítico 21.1.
“Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada, Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado. Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do Senhor; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.” Levítico 21.16-21.

Quando Deus chamou Abraão disse que através dele seriam benditas todas as famílias da terra e Abrãao tornou-se o Pai da Fé.

Mais tarde Deus transformou Abrãao em sacerdote, Ele orava e através dele a bênção acontecia e foi assim também com seus filhos.

No Novo Testamento essa bênção foi transferida para a igreja quando Deus diz: “Vós sois nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus.”
Hoje o Senhor conta com a igreja, que é a luz do mundo, que leva o nome de Jesus. Somos o Corpo de Cristo e o Senhor Jesus é o cabeça.
A nossa responsabilidade como luz do mundo é muito grande. O que entristece a Deus é quando o erro na vida da pessoa não é acidente, mas é um prazer. Seremos jugados de acordo com o que conhecemos.

Servir o pão de Deus, subir no altar, não era para qualquer pessoa, mas para os sacerdotes. Qual a função do sacerdote? É apresentar a causa dos outros a Deus. Somos sacerdotes do  Senhor e não podemos brincar de sermos crentes, temos que buscar a santidade, de Deus ninguém zomba.
O diabo quer nivelar o ‘sacerdote’ no pecado, como se o pecado fosse normal, coisa comum!
“Portanto o santificarás, porquanto oferece o pão do teu Deus; santo será para ti, pois eu, o Senhor que vos santifica, sou santo.” Levítico 21.8.
- O sacerdote de Deus não é cego
Não se trata de cegueira física, existem pessoas que possuem deficiência física e são verdadeiros gigantes.  Estou falando da cegueira espiritual.

O sacerdote não pode ser limitado, ele tem que ter uma visão panorâmica.
O ‘sacerdote’ não mede as pessoas pela aparência, ele trata a todos de igual maneira.

- O sacerdote de Deus não é coxo

Ele não fica paralisado, estagnado, ele pensa lá na frente, está sempre em movimento. O sacerdote quer sempre melhorar.
- O sacerdote não pode ter o rosto mutilado

O que significa isso? Pessoas mau humoradas, ríspidas, estúpidas. O sacerdote precisa ser agradável.  Como existem pessoas desagradáveis! O ‘sacerdote’ sabe se portar nas situações.

- O sacerdote não pode ser desproporcionado

O sacerdote é equilibrado. O que as seitas heréticas fazem? A primeira coisa que elas fazem é afastar a pessoa da família. O ‘sacerdote’ cresce proporcionalmente.

- O sacerdote não tem mão quebrada, pé quebrado

O que significa isso? Pessoas com ‘pé quebrado’ são aquelas que convivem bem com o desleixo. Não preocupam-se em cuidar do que Deus lhes deu.

Há pessoas que convivem bem com a sujeira, com o desleixo, essas pessoas não podem ser ‘sacerdote’.
O sacerdote não é mesquinho, ele é liberal. Deus é o provedor do sacerdote e é o Senhor que guerreia as guerras dele. O sacerdote se importa com o próximo, ele pensa nos outros, ele pensa na salvação.
 
Deus conta conosco como 'sacerdotes'. Somos o 'Israel de Deus', por isso somos diferenciados, temos uma causa maior.

Deus chama você não apenas para comer do pão, mas para servir o pão! Seja sacerdote de Deus!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 10 de junho de 2014

É Deus que dirige os nossos caminhos

“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”  Provérbios 16.9

O coração do homem é que vai planejar onde quer estar, mas o Senhor quem dirige os passos.

Nos Eua, no Japão, as pessoas tem a cultura de planejar, no Brasil não temos esse costume.

Esse texto nos mostra que planejamos as coisas, mas no caminho, Deus é quem nos conduz e  nos livra dos embaraços.

Podemos fazer planos, mas, é o Senhor que vai dirigir nossos passos de forma a não  tomarmos o caminho errado. 

A nossa vida é feita de escolhas e decisões.  O que não podemos fazer, Deus faz por nós.  


Muitas pessoas tentam nos tirar do objetivo, do foco da nossa vida, mas precisamos permanecer firme!

Que tipo de pessoa tem influenciado sua vida? Muitas pessoas não prosseguem na vida por causa das influencias. 

Quando temos um objetivo, um foco, não somos influenciados por ventos contrários, ou por palavras contrárias. 

Deus tem seus meios e caminhos. Talvez você não entenda o vale que está passando, talvez você esteja tentando parar, desistir, mas Deus fará um milagre na sua vida, e milagre se vive, não se explica!

Pr. Adalto 
Edição: Renata G. Santana