domingo, 30 de outubro de 2011

Testemunho Helen Berhane – Louvando a Deus em meio ao sofrimento

A Eritréia fica na África, perto da Etiópia, seu presidente instituiu quatro religiões oficiais e nesse país, o  pastor tem que obedecer o presidente e pregar o  que ele quer. Desde 2002, os cristãos nesse país têm sido perseguidos.

Helen que vivia até então num país livre, foi presa e ficou dois anos num contêiner de metal. A Eritréia fica no deserto. De dia é muito quente e à noite muito frio. Não há banheiro, os cristãos são torturados de maneira cruel  e são obrigados a assinar um documento negando a Jesus.

Nesse momento há cerca de 2.000 cristãos presos na Eritréia, também há jornalistas, artistas e presos políticos.

 “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.”  Hb 13.3.

Nasci na Eritréia, terminei minha escola primária e colegial lá. Cresci na igreja e quando tinha 14 anos comecei a escrever minhas próprias canções. O homem que era responsável pelo meu crescimento espiritual era um padre da igreja católica e como ele foi transferido para outro lugar, não tivemos mais contato.

O pastor pode mostrar a direção, o caminho, mas nenhum pastor pode colocar comida na nossa boca todos os dias. Agradeço o trabalho daquele padre em ensinar o caminho

A maior parte do meu crescimento espiritual depois disso foi através de livros etíopes e de pregações também. Tive oportunidade de ler o livro “Torturados por amor de Cristo” várias vezes.  E sempre me perguntava: “Quem é a pessoa que pode levar o evangelho a diversos lugares?”

A pessoa que pode levar o evangelho a todos os lugares é aquela que está determinada a isso até a morte. Então eu começava a sair às ruas dizendo: “Não me envergonho do evangelho, porque ele é o poder de Deus.”

Se as pessoas não tem vergonha de falar tanta besteira, porque eu deveria ter vergonha de falar do evangelho? Então satanás arranjou um buraco bem na minha frente para que eu caísse – um casamento arranjado.

Aquele homem não era um cristão e eu estava em Cristo. O que tive de bom nesse casamento foi minha querida filha Eva, mas o casamento não deu certo.

Mesmo assim continuei a orar e estudar a Palavra de Deus. Logo entrei numa faculdade de Teologia. Quando chegamos ao terceiro semestre, fomos convidados a entregar nosso tempo integral para Deus.
Na época eu tinha um salão de beleza muito grande e eu queria vender esse salão para me dedicar integralmente a Deus.

Os líderes da escola chegaram a mim e perguntaram a minha opinião a respeito. Disse para eles o meu projeto de vender o salão para me dedicar a Deus. Eles me apontaram duas coisas: o fato de eu ser mulher e ser divorciada o que me impediria de ser uma pastora.

Disse a eles que minha sede era a de servir a Deus, não de ser uma pastora. Como eles não me aceitaram, voltei para o meu salão de beleza, mas o principal é: Se Deus está te chamando, ninguém pode te parar.
Não reclamei, porque não me acrescentaria em nada.  Quando reclamamos de nossos pastores, estamos produzindo uma geração que irá reclamar de nós.

Há muito trabalho para fazer. A Bíblia diz que os campos estão brancos, mas poucos são os ceifeiros. Então comecei a pregar na principal praça da cidade, nas cafeterias, etc.

E começaram a me colocar na prisão e me soltar, esse episodio aconteceu várias vezes. A última prisão, a mais longa, durou cerca de 32 meses.  Como o governo da Eritréia é uma ditadura, eles fecharam todas as igrejas da Eritréia em 2002.

O motivo pelo qual fui presa é porque lancei um CD. Além do CD também participei de um filme cristão com o título: Evangelho a cura para o mundo.  Depois disso o governo ficou agressivo e começou a me procurar. Encontraram-me numa igreja subterrânea, num porão. Naquele momento eles bateram no  meu corpo inteiro e levaram todos que estavam naquele lugar para a delegacia de policia.

Lá tinham muitas pessoas que haviam cometido crimes e essa situação foi uma porta aberta para pregarmos o evangelho para aquelas pessoas. À noite começamos a cantar louvores. Os prisioneiros naquele lugar já me conheciam de outras vezes e eles me viam como alguém que traria amor a eles.

Tiraram-me dali e uma adolescente de 15 anos quis ir comigo, e ela queria me dar suas roupas, porque estava sem roupas, nos obrigaram a ajoelhar num lugar muito sujo e à noite nos obrigaram a voltar para a cela.

Estou contando isso, porque a prisão também pode ensinar as pessoas a amarem.  Naquela prisão havia muitos jovens,  há maior parte deles haviam fugido do serviço militar.

Havia também muitas pessoas doentes.  Durante a noite não conseguíamos dormir, porque os doentes gritavam muito durante a noite. Um dia tive dor de estomago e fui levada para fora, vi muitos jovens amarrados, perguntei o que havia acontecido com eles, mas não era permitido fazer perguntas.

Quando entrei, uma mulher que já havia participado do serviço militar me explicou que o jeito como eles estavam amarrados se chama helicóptero. Quando me lembro disso, me sinto muito envergonhada, porque às vezes estamos tristes por coisas tão pequenas e existem tantas pessoas sofrendo imensamente.

Entristece-me ver como os lideres podem tratar as pessoas daquela maneira. Começamos a orar e expulsar demônios daquelas pessoas, então nos transferiram para outro lugar. Não imaginava que seria colocada dentro de um contêiner.

Quando aproximamos, vi jovens dentro deles e pequenas janelas, eles abriram as portas e nos jogaram lá dentro. O contêiner estava muito sujo, perguntei ao guarda como poderíamos usar o banheiro, ele nos trouxe um balde.

Já havia aprendido que cristianismo exige sacrifício. A Bíblia tem respostas para todas as coisas e me perguntei: O que a Bíblia tinha a dizer sobre aquilo. As correntes de Paulo e Silas caíram quando eles louvaram a Deus. As muralhas de Jericó caíram quando Israel louvou a Deus. Então convidei as mulheres para louvar a Deus.

A razão pelo qual louvamos a Deus não é porque Ele nos alimenta ou supre nossas necessidades, a razão pelo qual louvamos a Deus é porque Ele já nos deu a vida eterna.

Por isso Paulo de dentro da prisão escreveu uma carta: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo: alegrai-vos.”  Paulo sabia de onde vinha a paz dele.

Começamos a louvar a  Deus pelo contêiner, pela temperatura, por toda aquela situação difícil.
Assim que começamos a cantar os guardas vieram correndo e começaram a nos interrogar e nos ameaçar. Satanás sabe muito bem que quando uma pessoa louva a Deus no meio da dificuldade, ele é derrotado.
Honramos a Deus quando o louvamos em meio às dificuldades. 

Muitas coisas aconteceram, os guardas fizeram uma divisão entre quem cantava e quem não cantava. Todas as mulheres dentro do contêiner eram cristãs, mas apenas algumas de nós assumiram que estavam cantando. Só sobraram cinco de nós, as restantes foram levadas para o contêiner novamente.

Torturaram-nos muito, e depois de nos torturar disseram que poderíamos cantar bem baixinho. Para nós foi uma surpresa enorme ouvir essa declaração. As prisões da Eritréia são como infernos criados para os seres humanos, por isso não esperávamos uma declaração dessas.

Sadraque, Mesaque e Abdnego  estavam determinados a não se curvarem diante daquele ídolo. E disseram: Mesmo que o nosso Deus não nos salve, não nos curvaremos diante desse ídolo.
Foi mais ou menos a mesma coisa que aconteceu conosco. Decidimos não parar de cantar, e eles é quem tiveram que se curvar.

Se você acreditar na Bíblia, se você for determinado, acontecerá com você como aconteceu com  Sadraque, Mesaque e Abdnego, o quarto homem da fornalha caminhará com você.

Foram dois anos de tortura, nesse interim preguei até para os guardas e como disse a eles que não pararia de pregar, eles me colocaram num lugar onde todos poderiam me ver e começaram a me bater muito. Com um cassetete de policia, me bateram do pescoço até o dedão do pé. O homem que me agredia dizia: “Pare de falar sobre Cristo.” Eu disse: “Tenho uma única palavra, falarei de Jesus até minha morte.”

Ele levantou o cassetete de novo e voltou a me agredir e meu corpo começou a tremer. Como não conseguia mais suportar e eles não queriam que eu morresse na prisão, me levaram para a minha família.
Consegui ir até o Sudão, do Sudão para a Dinamarca e lá recebi vários tratamentos.  Eles me consertaram, como se consertam um carro quebrado. Tudo isso só foi possível porque a mão de Deus estava comigo o tempo todo.

Na Dinamarca não tenho necessidade de nada, mas isso não aconteceu para que me acomodasse, ao contrário, foi uma porta aberta para que eu pregasse em várias partes do  mundo.
Vocês vivem num país livre e essa liberdade deve ser usada para pregar o Evangelho e falem do amor d’Ele. Preguem o evangelho em todos os lugares.

Se eu (Helen) ficar calada e não falar do amor de Deus, o Senhor usa até uma mula. Mesmo se eu não trouxer glória e honra para  Ele, o Senhor já é glorificado e honrado. Se eu não cantar, Ele fará as pedras cantaram para Ele.

Helen Berhane
Edição: Renata G. Santana

Cuide daquilo que Deus te dá

Ref: Gn 2.8,15-18
“Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara.” Gn 2.8.
Na guerra na Líbia quem venceu? Ninguém, todos perderam. A nação sofreu, inocentes foram mortos.  No Iraque, Sadan Russen morreu e os EUA também perderam porque houve baixas em ambas as partes. Numa guerra todos perdem.
Numa separação de casais os filhos perdem.  Numa derrota, todos perdem inclusive quem aparentemente saiu vencedor.
Deus deu a Adão o Jardim do Éden, nós também temos o nosso ‘Jardim do Éden’.  Tenho plena consciência de que tudo o que tenho foi o Senhor quem me deu.
Adão deveria ter vigiado mais, se assim tivesse feito,  toda humanidade seria abençoada em Adão. Talvez você acredite que apenas você será prejudicado se vier perder o que tem, mas se você conseguir vencer na vida, se conseguir preservar o seu ‘Jardim do Éden’, outras pessoas serão beneficiadas.
Se andarmos de acordo com a Palavra de Deus, as pessoas que dependem de nós, também serão beneficiadas.
Às vezes você olha e vê uma batida de carro numa esquina e acha que aquilo não tem haver com você, mas tem sim.
Todas as nossas atitudes refletirão tanto positivamente, quanto negativamente nas outras pessoas.
Existem pessoas que não cultivam o que Deus dá a elas. Tudo que não pudermos melhorar, deveremos pelo menos manter.
Deus retirou Adão do Jardim do Éden, porque considerou que ele  não era digno de estar ali, então Deus o expulsou.  
Adão não soube administrar o que Deus deu a ele, muitas pessoas perdem as coisas que têm, porque Deus não é relapso.  Deus não coloca em nossas mãos aquilo que não teremos condições de administrar, se assim o fizesse, Ele seria inconsequente.
Deus colocou Davi no trono, e ele não soube se manter no lugar que Deus o colocou. Já vi muitas pessoas que ganharam de Deus posição, filhos abençoados, perderem o que receberam, por não cuidarem do que Deus deu a elas.
“O homem não pode receber coisa alguma boa se do céu não lhe for dado.” João 3.27.
Não espere as coisas deteriorarem na sua vida para consertar eventuais defeitos. O seu ‘Jardim do Éden’ é o que Deus colocou em suas mãos, por isso, cuide bem do que Ele te deu.
Talvez você já tenha perdido o controle da situação na sua casa, seus filhos já não te respeitam mais, as coisas acontecem sem que você perceba, porque não houve boa administração.
Peça a Deus sabedoria para cuidar do seu lar, do seu casamento, dos seus filhos, das suas finanças, do seu emprego.
Antes de Deus dar a você algo, você cuidará primeiro daquilo que não é seu. É como se fosse um treinamento.
O seu pastor também é o seu ‘Jardim do Éden’ não permita que pessoas falem mal dele. Em frente a uma acusação, confronte, não passe adiante as malignidades de que as pessoas promovem.
Cuide do seu ‘Jardim do Éden’, (cuide da sua saúde, dos seus dentes, cuide de você), defenda o que Deus te deu.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

sábado, 29 de outubro de 2011

Não brinque com satanás

“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles" Ec 12.1.

Existem pessoas que são como um peso. Era difícil para Jesus ‘carregar’ algumas pessoas. Como pastor, observo que há pessoas mais pesadas e pessoas mais leves para ‘carregar’.

Pessoas que não desenvolvem que não decolam em nada são mais difíceis de carregar. Houve um rapaz na Getsêmani muito bonito, engenheiro, ele era ministro de louvor na igreja. Quando se formou as empresas o requisitavam, ele prosperou, cresceu muito e foi trabalhar numa multinacional.

Notei que à partir daí ele foi diminuindo a participação na igreja. Todos os sábados ele vinha ao culto e de-repente sumiu, até que um dia, o vi no aeroporto da Pampulha. Quando ele se virou para mim, ele estava com cigarro nas mãos e a garota que estava com ele estava com uma roupa bem insinuante.  Ele olhou pra mim, jogou o cigarro no chão e disse: “Ei Jorge!” Talvez tenha me chamado de Jorge por vergonha de me chamar de pastor.

Seis meses depois vi esse rapaz no culto de uma forma deplorável. O rapaz não conseguia se manter em pé, estava cadavérico. Não o reconheci, até que uma pastora me trouxe à memória quem era ele.

Através da vida desse jovem vi o que uma garota usada pelo diabo pode fazer com um rapaz e vice-versa. Satanás coloca as pessoas numa situação deplorável. Esse moço havia envolvido com drogas por influência daquela garota.

Há uns meses atrás fui a Valadares pregar para pastores e o vi novamente com a mãe que já está bem envelhecida e o rapaz um pouco melhor, ainda está cadavérico, marcado e machucado, mas ele me disse: “Pastor, sinto que Jesus está me dando uma nova chance, estou reconstruindo minha vida.”

Há quatro meses entrei na sala do goleiro Bruno e foi uma experiência muito triste. Lembro-me do Bruno na igreja, eu o via amando Jesus e de-repente vou visita-lo na cela.

Não escreva uma história contrária a que Deus escreveu pra você, a sua história tem que ser a o Senhor escreveu pra você!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana 

SOS Matheus


Vila Pinho, região Barreiro, um aglomerado com famílias carentes, uma realidade diferente da vivida por muitos de nós, via pluvial precária... crianças brincando em meio à terra próximo a um terreno com lixo. 


Um calor fenomenal, mas dentro da casa da Bruna, mãe do pequeno Mateus, havia sorriso. A história do Mateus comove qualquer um pela sua debilidade física, o menino de 6 anos, não tem mãos, nem pernas, entretanto sua limitação não o impede de ser muito ativo e de sorrir a todo tempo. É um garoto de personalidade e que sabe o que quer. 


Hoje, 29/10, fomos visitá-lo e ao receber as doações, (roupas, brinquedos, mantimentos), a família muito se alegrou. O Mateus, com seus toquinhos de braço, separava as roupas que eram de sair e as que eram de ficar em casa. 


A Luiza, sua irmãzinha, quando viu as roupinhas quase chorou de emoção.... Foram momentos de aprendizado e satisfação. Aprendizado porque um menino com toquinhos de braço e pernas, nos chamou a atenção por sua força de vontade, porque sua mãe em nenhum momento murmurou, porque em meio a uma condição precária eles agradeciam a Deus e sorriam. 


Satisfação, porque enquanto poderíamos estar num shopping, ou cuidando dos nossos próprios afazeres, estávamos tornando alguns momentos do dia de uma família diferente.


No momento o telhado do  barraco onde eles moram está sendo construído, a fim de quando a chuva vir, não inunde a casa como foi das outras vezes,  graças a ajuda das pessoas através da campanha SOS Matheus e Família realizada no Facebook.  O banheiro também foi uma conquista, mas o Matheus e sua família ainda precisam de muito mais, há muita coisa para fazer, é necessário que seja feito um muro e que seja cimentado a entrada da casa, visto que está tudo no barro.


Dentro da casa as paredes estão no tijolo, as instalações elétricas são precárias, e o chão está no cimento grosso, o que prejudica a locomoção do Mateus, já que fere seu joelho; ele se arrasta no chão, apoiando-se neles, também não  há portas nos cômodos.


Ainda há tempo de estender a mão e mudar um pouco a história dessa família, entre em contato com a Rúbia, (31)9216-1900 ou através do e-mail: rubiajota@gmail.com


Que Deus te abençoe!


."..a fé sem obras é morta." Tg 2.26. 


Renata  G. Santana

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Seguindo a Jesus

“Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores.” Lc 9.57

“Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". Lc 9:62.
Muitas pessoas querem seguir a Jesus, só não querem os desafios inerentes de segui-Lo. Não é possível seguir a Jesus e continuar a viver da mesma maneira de antes.

Não há como ser crente dentro da igreja e lá fora ser outra pessoa, nossas atitudes devem estar de acordo com o que professamos.

Billy Graham é considerado o conselheiro dos presidentes dos Estados Unidos, ele é o maior evangelista vivo. Um dia ao entrar no avião, um homem  embriagado se dirigiu a ele e perguntou: “Dr. Billy Graham? O Senhor é o pastor Billy Graham? Há 20 anos escuto o senhor.”

Diante daquela situação, ele envergonhou-se e percebeu que precisava pregar sermões que desafiassem as pessoas a mudar de vida. Até então ele pregava só coisas boas, só as maravilhas.

Quando Jesus pregava as pessoas tinham vontade de mudar de vida. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.” Mateus 7:13 . Quando Ele ministrava o coração das pessoas era quebrantado.

Temos que ter alvo na vida e sermos luz onde quer que estivermos. Glorifique ao Senhor com suas atitudes.  A vida cristã não deve ser condizente com o que queremos, mas deve estar de acordo com o que Deus quer.
 
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A preguiça

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.”  Pv  13:4
“O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana.” Pv 15.19.
O preguiçoso vê obstáculo em tudo, mas para a pessoa esforçada o caminho se torna mais fácil. Essa verdade está na Bíblia e serve para todos nós.
Existem pessoas que acham que tudo é difícil, geralmente são pessoas que não procuram se esforçar, não procuram serviço, apenas um emprego.
“O preguiçoso põe a mão no prato, e não se dá ao trabalho de levá-la à boca!” Pv 19:24
Existem pessoas que tem preguiça de colocar a comida até na própria boca. Tem gente que vive encostando nos outros, se não tiver comida,  a pessoa prefere dormir com fome a preparar um alimento.
“O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho”. Pv  21.25
“O preguiçoso diz: "Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas!" Pv 26.13.
“ O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso.” Pv 26.16.
Existem pessoas que não vencem na vida não é porque Deus não quer abençoá-las, é porque são preguiçosas.
Em I Coríntios 11, vemos que muitas pessoas viam a igreja para encostar, a Santa Ceia para elas era para 'filar a bóia'.  Precisamos entender que trabalho e produção  são coisas bíblicas.
Quantos motoristas de ônibus, de táxi, padeiros, balconistas,  etc, acordam cedo para trabalhar, são pessoas lutadoras, esforçadas, mas em contra partida há tantas pessoas preguiçosas!
Juízes 17.6-19.
Esse rapaz era um levita e seria um pastor, ele saiu procurando uma casa para morar e encontrou Mica  que deu a ele casa e comida. Até que um dia alguns homens fizeram  a ele uma proposta mais propícia e esse rapaz saiu da casa do sacerdote os homens da tribo de Dã, porque ele não tinha compromisso com Deus, ele queria encostar, queria uma boquinha.
Judas era um preguiçoso, o filho pródigo também, ele gastou todo o dinheiro do pai e só arrumou um trabalho quando o dinheiro acabou.
A pessoa que não produz não se realiza na terra. Quem não trabalha, dá trabalho. Repreenda todo espírito de preguiça na sua vida em nome de Jesus.
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

O pastor auxiliar

Ref: Exôdo 33.11
Há aproximadamente 13 anos estou como pastor auxiliar ao lado do pastor Jorge Linhares.
O nome de Josué significa Deus é a nossa salvação. Ele fazia parte de uma geração que estava na escravidão e que almejava a libertação e quando Moisés chegou ao Egito trazendo as boas novas da libertação, Josué logo se apaixonou por ele, porque viu a oportunidade da liberdade e passou a andar com Moisés. Aonde Moisés ia, Josué ia.
1ª coisa que o pastor auxiliar deve saber: O pastor auxiliar está como escudeiro, para servir, para auxiliar.
O pastor auxiliar deve ser submisso, mesmo que à primeira vista pareça ter mais conhecimento de determinado assunto do que seu pastor, sua função não é tentar sobrepujá-lo, mas honrá-lo.
2ª coisa: O pastor auxiliar deve reconhecer seus limites
O pastor auxiliar precisa aprender que não pode confundir a amizade de seu líder com libertinagem. É preciso ter cuidado com as brincadeiras, piadas, e saber o horário de parar diante do líder.
O pastor auxiliar deve saber agir, falar e como se portar. Ele deve ter discernimento para saber entrar e sair. Deve ser uma pessoa que respeita.  O limite é o marco entre o reconhecimento e a honra.
3ª coisa: O pastor auxiliar deve defender o seu pastor
O pastor auxiliar não pode aceitar que pessoas falem mal do seu pastor, ele deve ser o primeiro a exterminar focos maliciosos contra a imagem do líder.  
Vemos um exemplo de rebelião em números 16.1-3. A mão de Deus pesou contra Corá, Datã e Abirão – eles e suas famílias foram engolidos pela terra vivos. Devemos nos distanciar das rebeliões e honrar e respeitar o líder.
Davi foi perseguido por Saul porque aceitou o elogio das mulheres que disseram: “Saul matou milhares, porém Davi seus dez milhares.” Davi gostou do elogio, não creditou honra a Saul e à partir daquele dia Saul passou a suspeitar e perseguir Davi.
4ª coisa: Procure compreender a visão ministerial do seu pastor
Esmere-se em entender o que seu pastor deseja, para onde a nuvem está indo, do contrário existirá uma igreja dentro da igreja.  A Bíblia diz que Josué ficava grudado em Moisés,  aprendendo com ele.
5ª coisa: O cajado está nas mãos de Moisés e não nas mãos de Josué
Se não compreendermos isso a igreja fica divida. Cajado é sinônimo de condução, de direção. Temos que reconhecer a autoridade na vida do líder e se ele errar temos  a liberdade para mostrar o erro, nunca afrontá-lo, ou desrespeitá-lo.
Saul mesmo perseguindo Davi era ungido de Deus. O coração de Davi se entristeceu por cortar um pedacinho da roupa de Saul, ele sabia que não poderia tocar no ungido de Deus.
6ª coisa: As ovelhas que cuidamos não são nossas, são do pastor
Existem pastores auxiliares que pensam que as ovelhas são deles, as ovelhas são do Senhor e estão debaixo da autoridade, da responsabilidade do pastor da igreja.
7ª coisa:  Reconheça a unção especial na vida do seu pastor
Existe uma unção especifica para o líder. É diferente da unção do pastor auxiliar.  O pastor auxiliar deve pedir oração ao seu líder, deve pedir conselho.
Que entendamos o principio da autoridade na vida dos nossos líderes, que sejamos submissos, servos que militam com excelência no ministério como pastores auxiliares.
Pr. Daniel Fialho
Edição: Renata G. Santana

domingo, 23 de outubro de 2011

Cuide do seu ‘Jardim do Édem’

“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. “ Gênesis 2:15
O homem não foi feito da terra, ele foi feito do pó da terra, por isso quando ele morre volta ao pó. Não vale a pena nos desesperarmos por ninguém, porque o homem é pó e ao pó voltará.
Deus é quem nos capacita quanto a nos mantermos na posição que Ele nos colocou é nossa responsabilidade. Precisamos cuidar do que o Senhor colocou em nossas mãos, do contrário perderemos o que Ele nos deu.  
Quantos cantores com vozes lindas foram cantores de uma canção só? Pastores que arrastavam multidões lotavam estádios, ginásios, mas começaram a tomar o dinheiro do povo, deixaram de participar do louvor, das reuniões de oração e perderam a unção. Por quê? Porque o homem é pó.
Precisamos nos manter no ‘Jardim do Édem’ que Deus nos colocou.  É fácil? Não, a Bíblia diz que aquele que pensa que está de pé, cuide para que não caia. Somos pó.
O ‘Jardim do Édem’ é a nossa casa, a nossa família e devemos cuidar, ter zelo pelo  que o Senhor nos deu.  O ‘Jardim do Édem’ pode ser também o nosso emprego, os dons que Deus nos deu, é a posição privilegiada que podemos estar ocupando, etc.
Numa casa se há um vazamento, um vaso entupido, uma lâmpada queimada, devemos providenciar o conserto, assim também é nas outras áreas da vida,  entretanto ainda existem pessoas que acreditam que as coisas descerão do céu e aconteceram instantaneamente.  A responsabilidade do que Deus colocou em nossas mãos  é nossa.
Use o que Deus te deu para ser excelente. Existem pessoas que usam o que Deus deu a elas para fazer o mal e essas se esquecem de que do pó vieram e a ele retornarão.
Para me manter na Getsêmani preciso ter responsabilidade, santidade, do contrário Deus me tira do pastoreio da igreja.
Deus te deu um emprego, uma família, amigos, para você cuidar e se manter.  O que você está fazendo com o ‘Jardim do Édem’ que Deus te deu? Não permita que o diabo entre no seu 'Jardim' e o destrua.
Diante de Deus não teremos uma só desculpa para nossas falhas e fracassos. Seja um bom administrador do que o Senhor colocou em suas mãos, porque todo ramo que estando n’Ele, não dá fruto, ele corta. João 15.2.
 Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Lealdade e deslealdade

A Palavra de Deus diz :“Se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.”  II Timóteo 2:13
Na igreja temos pessoas que começam bem, mas no meio da caminhada mudam e não são fiéis até o fim, porém Deus sempre permanece fiel, porque Ele não pode mudar a si mesmo. Deus é leal, Ele é fiel. Não importa a pressão ou a luta que estivermos passando, precisamos permanecer fiéis.
“Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados.”  Efésios 5:1
O que significa imitar? Copiar, insistir. Observe o que Deus faz e faça a mesma coisa. Pode ser que no meio da caminhada você venha fraquejar, mas levante, insista em ser fiel, leal e Deus o honrará.
 “Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas...” Salmos 1:3
Precisamos ter raízes profundas.  Permanecer fiel é ficar firme num ministério. Onde Deus te plantou? Fique ali, não fique oscilando, indo a vários lugares, sem ter um local definido para congregar.
Honre seu pastor, reconheça a autoridade do Senhor na vida dele. Há uma diferença no mundo espiritual entre o pastor e a igreja. O pastor deve ser respeitado, honrado.
Quando foi a última vez que você compartilhou sua fé com alguém que não conhece a Jesus? Você tem sido fiel ao seu chamado? O crente deve estar fiel num departamento, num ministério, para ter raízes profundas.  
Jesus chamou Judas para o ministério. Judas era um ministro de Deus, ele pregava, ministrava curas, mas como ele pode ser o traidor? A deslealdade não começa da noite para o dia, é um processo. Se pudermos conhecer esse processo, poderemos evitar o fim dele.
Cada doença tem um início e um fim. Se não tratarmos cedo a doença, ela chegará ao seu fim que é a morte. 
Quando tiver um rebelde na igreja não fique perto daquela pessoa, do contrário você será contaminado.  “Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.” Romanos 16:17.
Se há alguém que não está seguindo, respeitando as orientações do pastor, cuidado com aquela pessoa. Porque a deslealdade é como a gripe que logo se alastra.
Seja fiel!
Pr. Robert - Igreja internacional Capela do Farol
Edição: Renata G. Santana

domingo, 16 de outubro de 2011

Os benefícios e malefícios dos relacionamentos

“Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”
Provérbios 13:20
O coração do homem é como um barril de pólvora, quando você deixa o barril de pólvora encostado, não acontece nada, mas se chegar próximo do barril com um palito de fósforo aceso, explode tudo. Assim é o coração do homem.

Alguns conselhos práticos:
1)      O beneficio de se relacionar com as pessoas corretas
Mostre os melhores amigos que você tem que direi quem você é e o que será da sua vida, se você anda com ‘galinhas’ aprenderá a viver no ‘poleiro’, se andar com ‘águias’ andará nas alturas.
Todo conselho é bom desde que seja ouvido e você tire do conselho o que é bom.  Se você anda com as pessoas corretas, terá bons conselhos.  Muitas vezes temos problemas na vida por causa de conselhos de tolos.
Sua vida material, espiritual, o seu relacionamento conjugal pode estar indo mal por causa das más amizades.
2)      Tornamo-nos como as pessoas com quem nos associamos
A maioria dos sofrimentos é o resultado do ambiente e do relacionamento com pessoas erradas na nossa vida. “Cada um dará conta de si diante de Deus.” Tome cuidado com as suas atitudes.
Sansão foi um super-herói, o poder investido nele por Deus fez com que ele fizesse coisas sobrenaturais, mas ele tinha um problema, ele gostava de ir a lugares errados, gostava de ir a Gaza – Terra dos Filisteus e envolveu-se com algumas mulheres até que conheceu Dalila, cuidado com as ‘Dalilas’ e os ‘Dalilos’ na sua vida.
Sansão passou a gostar mais de Gaza do que da sua própria terra. Ele não poderia culpar ninguém pelas mazelas que lhe aconteceram, porque seus pais o aconselharam.
Moça, não vá com qualquer um pensando que é a última oportunidade da sua vida, Deus tem o melhor pra você.
3)      Quanto menos você se associar com certas pessoas mais a sua vida melhorará
Afaste-se de quem está te prejudicando. Você não está preso a essa pessoa, Jesus já pagou um preço muito grande pela nossa liberdade.
4)      As pessoas que se relacionam com pessoas negativas sempre ficam para baixo
Para algumas pessoas tudo está ruim, está uma miséria e o primeiro passo para crescermos na vida é nos afastarmos das pessoas negativas.

Abraão estava enroscado em Ló e vice-versa, mas Deus só pode fazer a verdadeira tarefa ou missão na vida de Abraão no dia em que se ele se livrou de Ló.
Existem pessoas amarrando a própria bênção e pensando que a culpa é da igreja, dos diáconos, dos pastores, dos políticos, mas receber a bênção depende da nossa atitude.


5)      Da mesma forma que a bênção é transferida, a maldição também
Nunca despreze uma pessoa por aquilo que ela é hoje, as coisas podem mudar. Salomão pediu sabedoria a Deus para cuidar do povo, ele poderia ter pedido uma infinidade de coisas, mas ele pediu sabedoria, porque tinha o exemplo do seu pai no trato com o povo.
Com sabedoria Salomão tornou-se um ‘burro’ porque começou a relacionar-se com as pessoas erradas. As 700 concubinas que ele tinha começaram a influenciá-lo para o mal. A nação de Israel inteira começou a desviar-se do Senhor por causa de Salomão, porque ele passou a transferir as más influências para a nação.
Muitas vezes você não pagará pelo mal que está cometendo, mas seus filhos pagarão. Tudo que você permitir na sua vida crescerá e aumentará.
Uma simples conversa com a pessoa certa pode valer mais do que cinco anos do conhecimento adquirido numa faculdade. Precisamos da força do Espírito Santo para acertar nas nossas escolhas e atitudes.
“Quando temos raiva, ódio de alguma coisa é porque fomos criados para consertar tal coisa.” Dr. Mike Murdock
Tenha raiva das coisas erradas, tome atitudes, ainda que sejam drásticas.  Muitas vezes o choro é uma arma do inimigo para roubar grandes vitorias na nossa vida. Se você está passando por momentos difíceis creia na vitória, não tenha dó de você mesmo.
A dó é o combustível para aumentar o tempo da dor e da desgraça na vida de uma pessoa. Não somos ‘coitadinhos’ somos abençoados e chamados por Deus para vencer.
“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” Ec  4.12
O maior erro da nossa  vida é andar com a pessoa errada, mas erro pior ainda é andar sozinho. Escolha a pessoa certa e Deus dará a vitória para a sua vida.
Pr. Gidalti Alencar
Ediçaõ: Renata G. Santana

O que o homem não pode fazer, Deus pode

Marcos 5.1-15
Há muitas pessoas com dificuldades tão grandes que o homem não pode resolvê-las, mas o que o homem não pode fazer, Deus pode e fará.
Há momentos que humanamente falando não temos a quem recorrer,  momentos em que deparamos com situações em que não temos o que fazer.  Não há coisa mais triste quando uma pessoa vai ao médico, faz todos os exames e o médico diz que não tem mais jeito.  Mas não há problema grande, existe um DEUS GRANDE.
Talvez ninguém se importe com você, mas há um Deus que se importa com sua vida, diga aos seus problemas que grande é o seu Deus.  Quando o Senhor enviou Moisés ao Egito, ele disse a Moisés para que falasse a Faraó que o Grande Eu Sou o havia enviado.  O Grande Eu Sou lhe dará a vitória.
Quantas vezes batemos em determinadas portas e elas não se abrem? Certo homem levou seu filho para que os discípulos de Jesus o curassem, e nenhum deles pode fazer nada por ele.
Quantas vezes vamos atrás das pessoas para que elas nos estendam as mãos e elas dizem: “Não posso fazer nada por você.” Aconteceu isso com aquele pai, mas Jesus repreendeu o demônio na vida daquele menino e ele foi curado. Jesus trouxe a solução.
O problema que o advogado não resolveu, que o médico disse que não tem mais jeito, o Senhor Jesus resolve.  
O que o homem não pode fazer, Deus pode fazer.  Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas também disse que tivéssemos bom ânimo, porque Ele venceu o mundo e nós venceríamos também.
Logo adiante, Jesus vai à região dos gadarenos, onde havia um homem endemoniado. É interessante; há sempre alguém com uma luta maior que a nossa e muitas vezes o que tem a luta maior nem se abate tanto.
Imagine um homem com as roupas rasgadas, pregando pedras e se flagelando, gritando, disparando insultos.  Aquele homem estava carregado de demônios e ele chegou até Jesus e O adorou – todo joelho se dobrará perante o Senhor Jesus  e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor.
A Bíblia diz que aqueles demônios perguntaram a Jesus: “Que temos nós contigo, viestes nos atormentar?” Aqueles demônios estavam reconhecendo o domínio, a soberania de Jesus.
Ninguém podia subjugar aquele homem, ninguém podia prendê-lo.  Talvez você tenha um problema tão grande que acredita que não há mais solução, mas Jesus Cristo diz a você que Ele pode e se você desejar, Ele lhe dará vitória.
Jesus expulsou os demônios daquele homem  e eles pediram para ir para os porcos. Para os judeus os porcos são os animais mais imundos que existem, Jesus perguntou qual era o nome deles e eles responderam: “Legião”. Veja quantos demônios estavam impregnados naquele homem. O que quero dizer com isso é, que não importa quantos demônios se levantaram contra você, um dia Deus enviou seu filho para morrer na cruz do calvário para dar vitória a mim e a você.
Quando os demônios entraram nos porcos eles se precipitaram no mar. Para Jesus o homem tem mais valor do que os animais, nós que fomos criados à Sua imagem e semelhança.  
Aquele homem, que perturbava uma cidade inteira,  ficou liberto, porque Jesus operou um milagre naquela vida.  A Bíblia diz que o gadareno, após ser liberto, estava assentado, vestido e em perfeito juízo. Ou seja, ele descansou, foi reintegrado a sociedade e teve suas emoções restauradas.
 Se há algo anormal na sua vida, creia que sua vida será restaurada e não mande Jesus embora como o povo daquela cidade fez com Jesus diante do milagre, porque virão outros problemas e a única solução é Jesus Cristo. Não mande Jesus embora.
Lembre-se: O que homem não pode fazer, Deus pode.
Pra. Luzia Viana
Edição: Renata G. Santana

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Adorando a Deus na luta ou na dor

Atos 16.25-26
Paulo e Silas eram dois loucos por Jesus.  Meus filhos cresceram me vendo arrumar a casa, lavando louça, dando glória a Deus.
Paulo e Silas estavam na cadeia por causa da loucura por Jesus. No mundo enfrentamos dias de adversidade, de temor, de aflição. Encontramos muitas pessoas estagnadas no meio do caminho por causa dos problemas, mas Deus não tem culpa dos nossos problemas, Ele tem a solução.
Guarde isso na tábua do seu coração: Deus não tem culpa dos seus problemas, Ele tem a solução.
Paulo e Silas estavam em Filipos fazendo a obra missionária e no caminho depararam com uma mulher endemoniada.
Existem pessoas que têm medo de fazer a obra de Deus por causa da retaliação do inimigo, mas há um NOME  acima de todo o nome e um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessara que Jesus Cristo é o Senhor.
Paulo e Silas expulsaram o demônio e logo em seguida veio contra eles a retaliação. Se esse é o seu caso, não tenha medo, porque Deus te toma pela manhã e te diz: “Filho, não temas, Eu caminho com você, te tomo pela minha mão.”
Diante dos problemas creia que Deus é contigo e que Ele não te deixará.  Paulo e Silas criam no Deus a quem  serviam. Eles foram jogados no cárcere interior, lugar onde os presos poderiam apodrecer lá dentro.
Se você está sendo provado, enfrentando uma grande luta, talvez a maior, o Deus que não permitiu que Paulo e Silas morressem naquela prisão é contigo e você não morrerá nessa prova.
Paulo e Silas estavam com os pés presos, mas tinham o espírito livre. Perto da meia noite, eles adoravam a Deus, louvavam ao Senhor.  Independente da sua luta você é livre para adorar.
Quando eles adoravam a Deus, a glória do Senhor entrou na cadeia, houve um terremoto, que abalou as estruturas daquela prisão e abriram as portas.  Eles foram livres.
A glória de Deus se encarrega de quebrar os grilhões quando louvamos a Deus. Uma cadeia consegue manter alguém preso, mas não consegue segurar a presença do Espírito Santo.
Pra. Luzia Viana
Edição: Renata  G. Santana

Ouvindo a voz de Deus

Ref: Tiago 1.19-23,25.
“Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.” Tiago 1.25.
Tive muitas experiências através da Palavra de Deus. Quando estamos envolvidos com a Palavra de Deus, saem da nossa boca, palavras que abençoam outras vidas também.
O que você gosta mais de ouvir? A voz que mais precisamos ouvir e gostar é a voz do nosso amado Senhor.
“Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.” Amós 8:11.
Porque precisamos ouvir a voz de Deus?
- Porque ouvir a voz de Deus é questão de vida ou morte
 Quantas vezes você já deu bola fora porque não ouviu a voz de Deus?  Tomou decisões fora da vontade do Senhor. Escolha ouvir e obedecer a voz de Deus.
- Porque ouvir a voz de Deus nos faz muito mais produtivos
Foi assim com Abrão, depois que Ele ouviu a voz de Deus e a obedeceu, tornou-se Abrãao, pai de multidões.  Muitas vezes deixamos de ouvir a voz de Deus e a nossa vida não rompe.  Quando estamos no centro da vontade de Deus, ouvindo a voz do Senhor tudo dá certo. As lutas podem até vir, mas as vitórias certamente virão também.
- Porque ouvir a voz de Deus nos faz participar da libertação de muitas pessoasFoi assim com Moisés, ele ouviu a voz de Deus e tornou-se um instrumento de libertação para o povo de Israel. Você pode ser  parte da libertação de alguém quando ouvir a voz do Senhor.
- Quando ouvimos a voz de Deus vivemos as promessas d’Ele para as nossas vidas
Só podemos vivenciar as promessas de Deus quando ouvimos a voz do Senhor. As promessas d’Ele para as nossas vidas encontram-se na Bíblia Sagrada. Ouça a voz de Deus e vivencie Suas promessas.
- Se não ouvirmos a voz de Deus ouviremos a voz do diabo
Satanás pega pesado mesmo. Trabalha no emocional das pessoas, fazendo-as acreditar em coisas que não são verdade. Quantas garotas lindas acreditam verdadeiramente que são feias? Rapazes inteligentes que pensam que nunca chegarão a lugar algum. Enquanto o diabo mina a mente das pessoas com sentimento de inferioridade, impotência, a Palavra de Deus diz que somos como a menina dos olhos d’Ele.
Vale a pena ouvir a voz de Deus!
Pr. Ismael Luz
Edição: Renata G. Santana

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Procura-se um jovem para mudar o mundo

Ref: II Crônicas 34.1-3.
 “Fez o que era reto aos olhos do Senhor, e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.”vs2
Por que se procura jovens para mudar o Brasil, o mundo? Porque vivemos numa geração depravada.
O número de divórcios o ano passado no Brasil, foi maior que o número de casamentos. Deus procura jovens para mudar situações influenciadas por forças demoníacas. Deus usou Samuel, José, Davi, Rute, etc.  Charles Spurgeon aos 18 anos de idade foi o maior pregador do mundo.
Deus tem usado jovens da história da Bíblia, da igreja para mudar gerações. Josias foi um jovem usado por Deus para mudar sua geração.
1)      Quer mudar o mundo? Busque a Deus
Josias ainda bem jovem começou a buscar o Senhor. Os jovens de hoje são vazios, aos 25 anos de idade estão tomando decisões que deveriam ter tomado aos 15 anos.
Jovens que reclamam de tudo, nada está bom pra eles. Se você quer ser um jovem que deseja mudar o mundo, precisa deixar sua criancice e buscar o Senhor.  Não seja um crente que anda para trás, amadureça na Palavra de Deus, na sua vida de oração.
Um dia chegaram para Moody (um grande avivalista) e perguntaram o segredo do avivamento, ele respondeu: “oração!”
Quer crescer na vida espiritual? Ore, coloque-se de joelhos e busque a presença do Senhor. A igreja de Cristo marcha de joelhos.
2)      Quer mudar o mundo? Purifique sua vida
Derrube os altares idólatras, os postes sagrados. Muitos jovens estão perdendo o temor a Deus, pecando achando tudo muito normal.  Os jovens estão muito instáveis, fique firme com Deus, não flerte com o pecado.  Jesus quando foi tentado pelo diabo, disse: “Está escrito”.
3)     Quer mudar o mundo, restaure o culto
Restaure o culto na sua vida, busque a Deus, ore mais, participe de congressos, seminários, acampamentos, arrependa-se dos seus erros.
4)      Em tempos de avivamento a Palavra de Deus é redescobertaEm tempos de avivamento a Bíblia é estudada,  não há como conhecer a Cristo se não conhecermos a Bíblia. Participe da Escola Bíblica Domincal, gaste tempo com na leitura bíblica.

5)      Quando deixamos a Palavra de Deus entrar no nosso coração, ela desnuda o nosso interior
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hb 4.12.
6)      Quer mudar o mundo? Anuncie a Palavra de Deus
Comece pregando a Palavra de Deus por onde você for.  Na internet, na rua, na escola, no trabalho, em todo o lugar. Não deixe as pessoas ao seu redor domesticarem o evangelho. Fale o que Deus mandar você falar.
Nossa vida, nossa existência depende da Palavra de Deus. “No principio era o verbo...” Jesus é a Palavra e é Ela que devemos buscar a orientação para as nossas vidas.
7)      Josias reafirmou a aliança com o Senhor
“E o rei pôs-se em pé em seu lugar, e fez um pacto perante o Senhor, de andar após o Senhor, e de guardar os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, a fim de cumprir as palavras do pacto, que estavam escritas naquele livro. “ 2 Crônicas 34:31
Josias propôs guardar de todo o coração os mandamentos do Senhor e os cumprir. Ele era um 'Louco pela Palavra de Deus'. Ainda moço mudou a história da sua geração e legislou com temor de Deus, porque sua vida era direcionada pelos preceitos do Senhor.
Não há como ser louco por Jesus sem ser louco pela Bíblia!
Pr. Davi Lago
Edição: Renata G. Santana

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Palavra de Deus só tem valor quando está dentro de nós

João 15.1-8.
A Palavra de Deus não tem valor se for usada como um patuá. Ela não tem valor fora do nosso coração, do nosso entendimento.
Quando a igreja primitiva começou, eles não tinham a Bíblia escrita. Marcos foi o primeiro a escrever o evangelho, e era algo como que testemunhal. Depois Paulo começou a escrever as epístolas e tudo foi sendo compilado tornando-se o que  vemos hoje.
A Palavra de Deus só tem valor se estiver dentro de nós.  A primeira coisa interessante nesse texto é: “Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. “ João 15.12.
É possível estar em Cristo e não dar fruto, a bênção só será efetuada nas nossas vidas quando a Palavra de Deus estiver dentro de nós.
A Palavra nos limpa
 “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.” João 15.3.
Quanto mais nos enchemos da Palavra nos enchemos de Cristo, porque Ele é a Palavra que nos purifica. Nossos princípios e valores são transformados quando estamos em sintonia com a Palavra de Deus.
O fruto que está em nós é resultado da nossa vida na Palavra
Somos abençoados quando obedecemos a Palavra de Deus.  Acontecem coisas boas na nossa vida quando obedecemos ao Senhor e nos afastamos do pecado.  Um povo é abençoado porque se arrependeu, não porque uma profecia foi dada, porque se tivessem recebido a profecia e não tivessem obedecido a Deus de nada adiantaria.
Podemos pedir tudo o que quisermos se as palavras de Deus estiverem dentro de nós e nós n’Ele, mas há uma condição – “Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” Fp2.13
O verbo querer e efetuar são a mesma coisa na linguagem divina. O que Ele quer, Ele faz, porque Ele é Senhor.

Deus é quem trabalha dentro de nós o Seu querer e o Seu efetuar pela Sua vontade. Existirão coisas na nossa vida que depois do contato com a Palavra de Deus não iremos querer mais. Querer o que Deus quer é efetuar as coisas que Ele quer!
Nós temos um ministério quando a Palavra de Deus entrar dentro de nós e formos usados por Ele.
Nunca seremos felizes se não obedecermos a Palavra de Deus.  A Bíblia só terá valor se Ela transformar o nosso viver, o nosso caráter, se ela estiver dentro de nós.
Jesus veio não apenas para que tivéssemos bênçãos, mas para que fossemos bênção na vida das pessoas.
Bp Zé Bruno (Resgate)
Edição: Renata G. Santana

domingo, 9 de outubro de 2011

Loucos pela Bíblia

“Se a tua lei não fosse o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído.” Sl 119.92
Sem a Palavra de Deus não chegaremos a lugar nenhum. O que nos sustenta de pé é a Palavra de Deus. Mas existe uma coisa trágica: termos a Bíblia nas mãos e não obedecer ao que está escrito nela.
Certa vez perguntei ao Tarcísio, irmão do Pr. Jorge, quantas Bíblias são esquecidas durante o culto, ele respondeu que nunca menos que quinze.
A Bíblia Sagrada tem que ser amada e respeitada. Muitos de nós sofremos por não darmos o valor e a devoção que deve ser dada ao que está escrito na Palavra de Deus.
Aos 65 anos de idade, qualquer um de nós, já terá passado 10 anos diante da televisão e apenas  4 meses  e meio na Escola Bíblica Dominical.  
Por que temos que ser loucos pela Bíblia?
1)      Porque a Bíblia é o instrumento sagrado mais parecido com Deus na Terra
Através dela chegamos mais perto de Deus.
2)      Porque o nosso próprio mestre ao enfrentar satanás citou a Palavra de Deus
“Está escrito...” Mt 4.
Jesus citou a Bíblia quando foi tentado pelo diabo.  Venceremos os ataques do diabo através da Bíblia.
3)      Sobre o que ela diz não temos que orar, porque Ela é a Palavra de Deus
Existem muitas respostas que ainda não foram respondidas,  que estão na Bíblia e não sabemos que estão. As respostas para  o que necessitamos encontra-se na Palavra de Deus.
4)      Porque muitos pagaram um preço caro para ter a Bíblia e desprezá-la seria o mesmo que desprezar o sangue de muitos que lutaram por ela
Ainda hoje existem países que não podem ter  um exemplar da Bíblia. Até no Brasil pessoas são zombadas por andar com a Palavra de Deus.
5)      Porque ignorância Bíblica é ignorância sobre o próprio Deus
Jesus disse: “Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.”

6)      Porque quem não tremer diante da Palavra de Deus, tremerá diante dos desafios e lutas da vida.

7)      Porque Bíblias fechadas e empoeiradas significam  pessoas fechadas e empoeiradas

8)      Porque sem a Bíblia nas mãos ficamos menos atraentes e menos parecidos com Jesus
Não devemos ter vergonha de militar em favor da Palavra de Deus.  Jesus não se envergonhou de nós, nós é que vamos nos envergonhar da Palavra d’Ele? A nossa Bíblia tem que ter mais valor pra nós, do que qualquer outro objeto.
9)      Porque quem conhece a Bíblia é diferente do resto
Quem conhece a Bíblia está à frente do resto. Temos que ensinar os nossos filhos a amar esse livro.  Existem grandes inimigos da leitura bíblica: preguiça, internet, desânimo, televisão, etc.
O que você tem ensinado aos seus filhos? Estamos numa corrida de bastão, a Palavra de Deus é o bastão, os heróis da fé passaram o bastão pra nós e vamos deixa-lo cair?
Passei por muitas lutas na vida, enfermidades, falta de dinheiro, lutas na família e em todas essas situações a Bíblia foi meu sustento. Precisamos da Bíblia todo o dia, toda hora.
Satanás quer nos parar, mas se estivermos agarrados nesse livro, Ele não irá nos parar.
Pr. Lucinho no Loucos por Jesus 2011
Edição: Renata G. Santana